sábado, 14 de agosto de 2004
Jogos da Paz
Ontem ao ver a cerimónia de abertura dos jogos Olimpicos Atenas 2004, fiquei impressionado pela grandeza do espectáculo, pela beleza do mesmo que foi na minha opinião um espectáculo imponente e digno do grande acontecimento que são os JO. Uma cerimónia magnifíca do princípio ao fim, preparada ao pormenor, quer do ponto de vista do entretenimento bem como da segurança, aspecto tão compreensivamente badalado nos últimos tempos.
Mas, houve algo que me marcou mais que as danças, o fogo de artifício, o espectáculo de lazer ou o acender da chama olímpica. Desde sempre os jogos foram incapazes de se dissociar da política, este ano não foi, obviamente, excepção. Os acontecimentos mais recentes são por demais graves para serem ignorados pelas pessoas do mundo e os espectadores presentes no Estádio Olímpico manifestaram-se quando algumas comitivas entravam dizendo de sua justiça por aplausos ou assobios o que pensam das políticas desses mesmos países ou da sua capacidade de resistir.
Poderão dizer que os atletas não têm culpa das políticas do seu governo, sem dúvida que não a têm, mas não são eles que estão a ser assobiados e só não compreende isso quem não quer ver o mais evidente.
Argumentarão talvez que nao foi a totalidade dos espectadores que se manifestou, mas não poderão ignorar o número de pessoas que o fez, foi esmagador.
É na minha opinião gratificante ver a pequena comitiva da Palestina ser aplaudida com fervor, sei que em JO anteriores problemas houve com rebeldes palestinos que assassinaram atletas Israelitas inocentes para promover a sua causa e, sou naturalmente ferozmente contra essa situação, mas, nesta guerra em que existem culpados dos dois lado, sinto como muitos uma natural simpatia pela causa Palestina e, quero apenas realçar este manifesto acto de solidariedade que muitos, no estádio mas também pelo mundo fora, deram ao povo da Palestina. Acho que é de realçar a atitude de um atleta Iraniano, Judoca, principal esperança do seu país em vencer uma medalha que, ao confrontar-se com a probabilidade de defrontar um atleta Israelita na sua categoria, recusou-se a participar nos Jogos em solidariedade com a causa Palestina.
Também a comitiva do Afeganistão foi aplaudida... Foi mais um povo vitimado pela frieza dos políticos, mais um país devastado por uma guerra que não é sua e teve este pequeno, e apenas simbólico gesto de reconhecimento pela sua dor e perda.
Foi sem surpresa que vi a comitiva dos E.U.A. ser vaiada, alguns dos melhores atletas do Mundo, alguns dos principais candidatos ao ouro nas suas categorias, mas (orgulhosamente?) por envergarem as cores de uma bandeira que tantos exaltam e muitos mais rejeitam são ferozmente assobiados ao entrarem no estádio. Nem sequer vou comentar as atitudes do governo Americano em relação à sua política externa, não tenho tempo, não tenho paciência e não ia dizer nada de novo, nada que todos não saibam já.
Não tenho ilusões, nada vai mudar a curto prazo devido aos jogos da paz, provavelmente nem a longo prazo isso irá acontecer, mas, enquanto existirem pessoas dispostas a dar a cara pelas suas causas mas também pelas causas de povos que não se podem manifestar, enquanto existir vontade de mudar, existirá uma pequena esperança que um dia este será um mundo um pouco melhor.
Para terminar só gostaria de comentar uma notícia que acabei de ler, a família de Rui Mendes, adepto do Sporting morto no Jamor em 1996 vai finalmente ser indemnizada pela FPF. Revolta-me ver que a federação nunca pôs em causa a indemnização!!! Mas demorou oito anos a pagar o que em dois meses paga a Felipão!!! Tenham respeito!
domingo, 25 de julho de 2004
Guia de Inglês prático Piri2004
Para me iniciar no mundo Bloguiano quero começar desde já com um acto de serviço público. Para isso vou a partir de hoje deixar aqui preciosas indicações para quem não domina como eu a lingua inglesa e precisa de se desenrascar.
Tu encontras-te no estrangeiro, acordas e apetece-te um bom e requintado pequeno almoço, como és português e gostas de dormir até tarde a hora do pequeno-almoço no hotel já passou, o dono é insensível aos teus pedidos e olha-te com aquele ar arrogante, estás ainda meio ensonado e não percebes nada daquilo que ele está a dizer porque ainda só vais no princípio da leitura do teu guia de Inglês prático Piri2004.
Diriges-te ao café mais próximo e o que fazes, primeiro abres o teu guia na página 24, Capitulo 2 - refeições ( refeitions )
Bom dia - Good Morning ( deverás dizer gud mewning para te entenderem )
Quero um café - I want a cafate
E uma bola de berlim - And a Berlim ball
Também podes aqui sacar dos teus galões e mostrar ao 27 que está ao balcão que dominas a lingua de Shakespeare...
Sou Português - I am portuguese
Da terra do Durão Barroso - From Zé Manel Barroso's Land ( elucidas para o caso do ignorante não conhecer)
Sou de Lisboa - I am from Lisboa City
No caso de já ser hora de almoço, não desesperes, O Piri prático também te safa
Quero um bitoque - I want a bi-touch
Um arroz de marisco por favor - A Sea-bait rice, please
Uma garrafa de água - Se é este o caso por favor fecha este guia prático e entrega-o a um amigo que tenha hábitos de bebida decentes, o autor deste guia não compactua com este vício.
Traga-me uma imperial - Bring me a Jolate
Se quiseres entrar em debate com o tira-bicas também deixo aqui algumas dicas indispensáveis
Tenho uma mosca na sopa - There's a moscate in my soupate
Está um cabelo no meu prato - There is a gadelhair in my plate
Estava muito bom - It was very goody
Não gostei - I did not liky
Penso que o essencial para não passares fomeca está dito, com este guia tens a barriguinha cheia todos os dias.
O meu Blog
Depois de insistentes pedidos, aqui está o meu querido Blog! Eu sei que vocês já desesperavam pelo seu nascimento por isso aqui está. Destinado a distrair todos os que quiserem apreciar ( ou não ) o meu humor ( ou falta dele ).
Sinto nos meus ombros uma grande responsabilidade, serei eu capaz de construir um Blog com ideias novas ou usarei textos antigos? Não sei, mas espero que a minha imaginação não me deixe ficar mal!
Visto que sou uma pessoa com um mau temperamento reconhecido por todos, as criticas não iram ser bem acolhidas, e fica desde já um aviso de amigo... eu sei onde vocês moram, os vossos vicios, os vossos podres, conheço os vossos filhos, gatos e amigos! Dito isto, não se coíbam de comentar aquilo que aqui leiam...
É bem provável que não sejam apenas textos com intenção de fazer rir, ainda para mais num país em que cada vez temos menos razões para rir é muito provável que por vezes deixe aqui a minha opinião sobre questões mais sérias.
Obrigado, por visitarem, espero que se divirtam tanto a ler como eu me vou divertir a escrever.
Subscrever:
Mensagens (Atom)