domingo, 17 de fevereiro de 2008

E assim dou por mim a pensar...

... que cada vez gosto mais dos Autores nacionais... Que Língua fantástica a nossa!

Próximos Alvos

Para que não seja apenas uma intenção, escrevo este post com a esperança que esta declaração pública me obrigue a agarrar-me literalmente aos livros! É que ultimamente tenho lido pouco, algo que me chateia de certa forma. Assim tenho quatro alvos prioritários para os próximos tempos, e espero que sejam mesmo muito próximos!
Estava a pensar nestes livros a que me quero entregar brevemente e constatei que são todos de autores portugueses. Bom, enquanto escrevo lembrei-me de um quinto que também está na minha lista... Adiante, o primeiro até porque já comecei a ler, é Rio das Flores de Miguel Sousa Tavares, já comecei há algum tempo mas tenho tido alguma dificuldade em arrancar, não por culpa do conteúdo que está a ser bem interessante. Do mesmo autor vem o segundo na minha lista, uma compilação de histórias que dá pelo título de Não te deixarei morrer, David Crockett. Estou bastante curioso para ler, muito mesmo!
Os dois outros que quero pegar, é A Casa Quieta de Rodrigo Guedes de Carvalho, quero ver se isto de ser pivot e grande escritor é geral! Só li as primeiras páginas e fico com a ideia que a sua escrita é um desafio, talvez diferente de alguma coisa que já tenha lido. O 4º ainda não tenho mas conto comprar brevemente, de João Aguiar e com uma história contemporânea de A Voz dos Deuses que aqui comentei, é Uma Deusa na Bruma. Enquanto escrevia lembrei-me de outro que estou bastante curioso, por ser também de João Aguiar, mas de seis outros autores nacionais, Mário Zambujal, Luísa Beltrão, José Jorge Letria, Alice Vieira, José Fanha e Rosa Lobato Faria. Estes sete autores juntaram-se para num exercício algo livre escreverem Os Novos Mistérios de Sintra, cada um escreve um pedaço da história e o resultado final deve ser bem divertido, o conceito e as críticas que li aguçaram a minha curiosidade, um destes dias...

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Live After Death

O DVD de Live After Death é mesmo imperdível para quem segue os Iron Maiden, apesar de ainda não ter visto os dois discos na íntegra, o primeiro está naturalmente espectacular com 1 dos concertos de Long Beach, o som e a imagem estão com grande qualidade. No disco 2 a segunda parte da história da banda contada pelos seus intérpretes é mais um documento que vale a pena ver, muito bom! Ainda não vi o concerto do Rock in Rio 85 completo, talvez o único defeito deste DVD, a imagem não recebeu o mesmo tratamento e o som não pode ter a mesma qualidade de Live After Death, mas é um grande DVD.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Moço das Mijas

Quem viu A Mais louca História do Mundo de Mel Brooks certamente se lembra de uma figura mítica que é o moço das mijas, e durante muitos anos o meu imaginário pensou nas vantagens que seria ter por perto um profissional do xixi. E esta coisa do Universo tem uma forma de resolver estas questões pendentes...
-
Estava eu em pleno Estádio da Luz, no intervalo do jogo de ontem, quando pensei, epá o que ia agora era um xixi. E lá fui, qual o meu espanto quando ao entrar na zona do urinol, que passo a descrever, tem o belo do urinol do lado esquerdo e direito, e num dos cantos há uma casinha para as obras mais privadas, e, à porta desse privado estava nem mais nem menos que um dos funcionários dessas empresas de segurança privada que ostentam o poderoso nome Steward nas costas e um vistoso colete fluorescente, poderia pensar-se que o senhor estava à espera para entrar, puro engano, para já o sorriso que o prestável funcionário tinha na cara mostrava que não estava aflito pois é sabido que ninguém nesse estado consegue sorrir com gosto, assim, a única conclusão que posso tirar deste episódio é que o meu clube decidiu premiar os adeptos com nem mais nem menos que a Carismática figura usada muito na idade média do MOÇO DAS MIJAS.
s
Devo dizer que nunca fiz um xixi tão seguro como este de ter um segurança privado a proteger as minhas costas. A única coisa que fiquei a lamentar foi, com a emoção do momento não me lembrei de dar uma moedinha ao senhor...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Maroon5 Won´t go home without you

Como deixei passar isto?

Desde o dia 4 deste mês que está nas nossas lojas o DVD de Maiden que tem o melhor concerto de todos os tempos, de qualquer banda! É o Live Aftrer Death gravado em Long Beach no ano de 1984, que finalmente chega em DVD, só pode estar brutal, foi com este álbum que me apresentaram a banda, e desde em tão se tornou a minha favorita. Destaco novamente a segunda parte da história da banda que vem no disco de extras juntamente com a primeira actuação no Rock In Rio 85.
Será que passa de hoje

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Nome de Código : Cloverfield

Uma festa de despedida é a justificação para que os acontecimentos deste filme fiquem gravados numa câmara "amadora", um grupo de jovens está a gravar um vídeo caseiro onde faz depoimentos para o amigo que vai partir para o Japão, quando de repente Manhattan começa basicamente, a ir pelos ares. O que provoca isto é algo que terão de ver o filme para perceberem.
Toda a acção é filmada no estilo de gravação amadora, sempre com a mesma câmara e consequentemente, o mesmo ângulo. Um pouco a lembrar Blair Witch, mas este até é engraçado... As ligações com o já referido projecto da senhora bruxa dos bosques não se ficam pela imagem, consta que, they say, este filme terá tido uma excelente estratégia de marketing que antes de se saber o que viria dali já fazia deste um filme muito esperado.
O que me parece mais relevante, é que, se algo assim acontecesse, seria muito natural que alguém filmasse desta forma, o que dá o realismo possível à trama, dentro nos exageros que podem verificar se visionarem este Cloverfield, e assim o filme ganha e muito com esta realização. Um aspecto negativo é que muitas vezes não percebemos bem o que aconteceu e temos de ficar pelas explicações dos actores, ou o facto de durante hora e picos estarmos perante um ecrã a tremer o que não ajuda muito, mas pessoalmente gostei da experiência.
Algo que é muito bem conseguido e já ia precavido quando ouvi a crítica de Nuno Markl, é a forma como eles enquadram uma história do passado no meio daquilo tudo. Ora, se estamos a assistir a uma gravação amadora, como poderia o realizador enfiar ali algo que acontecera antes, simples e eficaz, esta filmagem acontece por cima de uma que estava na cassete (se o conceito de cassete já estiver arredado das máquinas de filmar desculpem, mas eu nunca tive uma, se calhar era no cartão de memória ou coisa que lhe valha), e de cada vez que a gravação pára, surgem breves imagens da gravação original, o que é suficiente para percebermos o que aconteceu.
Gostei, é uma forma diferente de filmar Nova Iorque a ir pelos ares e tem tudo para vir carregado de sequelas pois qualquer gravação de telemóvel das pessoas que andavam por lá ou outras gravações amadoras servem para mostrar o que aconteceu de outra perspectiva.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Simplesmente...Perfeito

Your Kissing Technique Is: Perfect
Your kissing technique is amazing - and you know it. You have the confidence to make the first move. And you always seem to know what kissing style is going to work best. Sometimes you're passionate, sometimes you're a tease. And you're always amazing!
Cada vez gosto mais destes testes!

Big Daddy

Your Hillbilly Name Is...
Big Daddy Walker

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Não custa nada

Ouvi hoje uma notícia que considero preocupante, as reservas de sangue nos hospitais apesar de suficientes, estão neste momento aquém do desejável, em particular de A (penso que negativo) e O. Independentemente de que tipos de sangue estejam a ser mais precisos, gostava de deixar aqui mais uma vez o pedido para aqueles que nunca deram sangue, façam, vão ver que se sentem melhor e não custa mesmo nada.
O local onde costumo dar, apesar de estar a falhar há largos meses, é no Parque de Saúde de Lisboa na Avenida do Brasil, também conhecido como Hospital Julio de Matos, lá dentro está uma divisão do Instituto Português do Sangue onde podem fazê-lo, até ao sábado para quem não tem hipótese de ir durante a semana.
A ideia de que este simples gesto pode salvar uma vida parece-me incentivo suficiente.

Lamentável

Acerca das declarações do Director da Polícia Judiciária sobre alegadas precipitações ao constituir arguidos os pais de Maddie, Alberto Costa dixit "o facto de o Director da Polícia Judiciária continuar em funções significa tudo o que penso acerca dessa matéria". Pois, lamentavelmente significa mesmo isso... Mais uma resposta seca e arrogante para juntar à colecção deste governo.

O melhor livre de sempre?

Admito que possa não ser, que por esse vasto mundo do futebol, ao longo dos anos, algures tenha acontecido, mas eu nunca vi, e por esse motivo este é o melhor livre que eu alguma vez vi...

O lado Selvagem

Quantas pessoas pensam largar tudo e desaparecer, cortar o cordão que as prende às relações humanas e partir em busca de algo diferente? Christopher McCandless fez mais do que pensar e empreendeu essa aventura desprendendo-se da vida que tinha, do futuro que outros considerariam brilhante pela frente mas que para ele era mais um pesadelo do que uma vida que se ambiciona, e foi à procura da condição humana mais primitiva, que lugar melhor para atingir esse objectivo que o Alasca?
Into the Wild é uma adaptação que Sean Penn fez para o cinema do livro de Jon Krakauer baseado na história de vida de Christopher, a.k.a. Alex Super-Tramp, o nome que adoptou para romper de vez com tudo o que o prendia à anterior vida. É um filme com uma carga psicológica bem forte, o papel que Emile Hirsch desempenha é na minha opinião nada menos que brilhante.
A banda sonora da autoria de Eddie Vedder está bem adequada aos acontecimentos, bem conseguida sem dúvida.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Martini Baby

O diário da Princesa Joana

Ora bem, ouvi por aqui tantos comentários, vi tantas fotografias minhas com declarações de tios e pais babados e sempre sem me darem hipótese de falar, que decidi finalmente dizer alguma coisa de minha justiça. É que eu já tenho 3 meses e meio, já não sou nenhum bebézinho que não sabe o que quer da vida!
Epá, para começar quero dizer que o meu tio é muito chatinho, sempre babado a olhar para mim, quando me pega ao colo fica vidrado e tenho de lhe lembrar que quem está na idade de andar por aí a babar a roupa ao pessoal sou eu e não ele. Depois foi a Paris e não me levou, pior, aquela cabecinha só se conseguiu lembrar de me trazer este fato da Minnie e um boneco do Sully que me dá muito medo e eu não consigo dormir com aquele monstrinho felpudo a olhar para mim!
Depois, cada vez que me apanham a sorrir ficam doidos, todos a imitar as minhas caretas (pelo que eu percebi eles pensam que eu é que estou a imitá-los, mas sejamos sinceros, que bebé de 3 meses e meio é que perde o seu precioso tempo a fazer aquelas macaquices?), e lá começam eles a disparar os flashes e com os seus telemóveis apontados na minha direcção, a chamar o meu nome para eu olhar, mas como é que eu sei para qual olhar? São tantos a querer a foto perfeita! São estas as duras decisões que vou tendo de tomar. Enfim, como sou muito temperamental não deixo que demorem muito tempo nestas sessões fotográficas e lá solto um berreiro para que percebam que estou farta!
Eu admito, nem tudo é mau, dá para dar umas voltinhas ao colo o que até dá jeito enquanto eu não consigo andar sozinha, e como tenho umas pernocas pequeninas mesmo que conseguisse andar demorava mais tempo a chegar aos meus destinos do que ao colo. Mas o que eu gosto mesmo é de gozar com eles, quando acabam de me mudar a fralda e eu logo a seguir faço mais uma prendinha só para ver o desespero da minha mamã e do meu papá, hehehe.
Depois de ter completado 3 meses decidi que devia fazer algo para dar um novo rumo à minha vida, pensei e pensei até que decidi experimentar comidas novas pois até então os meus conhecimentos gastronómicos eram muito limitados! Por isso agora ataco todos os dias uns belos pratinhos de boa comida portuguesa, vario entre um requintado Papa al mamã, ou Papa do papá e o meu favorito, Papa à Portuguesa!
Pronto, por agora chega, até porque já sinto o soninho a chegar, essa é outra grande vantagem, durmo quando quero e muitas vezes ao dia, é uma vidinha difícil, eu sei...
Cá vou continuar a minha caminhada (ao colo), fazendo poses para os fotógrafos e dando banhos de charme com o meu encanto... Sempre que se justifique darei notícias neste ou noutro espaço, quanto mais não seja para colocar o meu tio e os meus papás na ordem, sempre que eles se tornarem muito chatos!
Até breve...

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Detenção Secreta

Ao ver estes filmes fico a pensar no que vai na cabeça dos Americanos quando vêem filmes que questionam os métodos do seu governo... Será que eles pensam que não é nada assim e ficam orgulhosos por possuir realizadores com muita imaginação?... Será que não lhes passa pela cabeça que algumas destas coisas acontecem mesmo assim?... Adiante, Detenção Secreta gira em torno de uma pessoa que sendo originária do Egipto e habita nos Estados Unidos se torna "naturalmente" suspeito de qualquer atentado que possa acontecer. Mas fala acima de tudo de uma lei que "permitirá" ás organizações governamentais deter, deportar e basicamente fazer o que bem lhes entender com suspeitos de terrorismo, mesmo que não haja qualquer fundamento para essa suspeita, sem aviso, sem comunicar à família, sem dar hipótese de defesa... Ao que parece e como é dito no filme, desde o 11 de Setembro esta norma que foi aprovada no tempo de Clinton então para casos extremos, terá se tornado mais usual. Este filme consegue captar um pouco dos dois lados, o pior de cada um. As organizações terroristas e a forma de aliciarem jovens, as torturas impiedosas contra pessoas esperando conseguir sacar alguma informação sem qualquer certeza que possa ser verdadeira por parte dos "bons"... Tem momentos verdadeiramente brutais, como são as já referidas torturas, os atentados, as famílias destruídas. É um bom filme para ver com olhos de gente, porque não custa a acreditar e dói saber que muito do que este filme nos traz é mesmo verdade. Boas interpretações de Jake Gyllenhaal, Reese Witherspoon, Alan Arkin, Peter Sarsgaard e Meryl Streep, com um estilo diferente lembra um pouco a forma de cruzar histórias de Traffic ou Babel, mas é mais movimentado.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Porreiras pá!

De há uns meses a esta parte recebo uns mails da Cão Azul que nem sequer leio e apago directamente, como do Estado Chic que não sei o que é ou da Discoteca não sei das quantas, etc. Sem subscrever e sem saber bem como estas newsletters aparecem na minha caixa, algumas já me dei ao trabalho de cancelar, outras ainda não! E a do Cão Azu é um dos que não cancelei, e até começar a ouvir o Markl falar nisto nem fazia ideia do que é, ao que parece é uma marca de t-shirts bem engraçadas, o rapaz como recentemente tem tido mais exposição na TV tem sido uma forte forma de publicidade para a marca que diga-se, bem merece! E, se as t-shirts não fossem suficiente, os textos que acompanham as newsletters estão muito engraçados, recomendo que subscrevam quanto mais não seja para se rirem um pouco!

At last, my arm is complete Again

Sangrento? Pode ser uma palavra para descrever a adaptação cinematográfica que Tim Burton fez de Sweeney Todd, aquele que é chamado de o terrível barbeiro de Fleet Street... Mas não me parece que essa será a melhor descrição, é uma realidade que o sangue abunda, mas não chega para classificar.
Brilhante, singular, sádico, espectacular, estes podem ser adjectivos para Tim Burton, e creio que todos se aplicam a este filme da mesma forma que cabem que nem uma luva a este realizador. Aprecio o facto de alguns realizadores terem um toque tão personalizado que até para um leigo como eu seja nítido que determinado filme foi da sua autoria, Sweeney Todd tem pormenores que não enganam quanto à mente que os idealizou, a imagem, a escuridão, a caracterização, tudo isto é inequivocamente Tim Burton.
As interpretações são óptimas, naturalmente à cabeça, Johnny Depp dá vida a qualquer papel, e se tiver ao lado de Tim Burton, melhor ainda. Se vai ou não vencer o Óscar, pouco me interessa, até porque dou pouco valor a estes prémios, injustiças do passado mostram que nem sempre, ou quase nunca é o melhor a levar a estatueta, infelizmente são os prémios mais relevantes e são eles que ficam para a história. O que eu sei sim, é que Johnny Depp é um actor completo, esta é mais uma de muitas prestações que não estão ao alcance de muitos. Mas a qualidade não se esgota em Mr. Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman que parece ter nascido para ser Vilão no Cinema e mais uma vez está em grande, Timothy Spall e Sacha Baron Cohen completam as principais actuações e todos eles dão o complemento necessário que honra a participação de Stephen Sondheim neste magnífico musical.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Que curtido!

Há mails que valem a pena, o puto é tão fixe!

sábado, 26 de janeiro de 2008

Sport Lisboa e Benfica

As camisolas já não ganham jogos mas fico feliz por constatar que por enquanto a COMUNICAÇÃO SOCIAL também não o consegue, e isto aplica-se ao jogo de amanhã como ao que se jogou hoje... Como o referi aqui, pela carreira recente das duas equipas não chocava ninguém que o Guimarães depois desta jornada chegasse ao 2º lugar, mas isso não justifica a campanha que se fez durante a semana.
E não critico o Vitória, os seus jogadores ou o treinador, se estão neste lugar é porque fizeram pela vida e merecem, não faltaram ao respeito a ninguém ao afirmar que iam tentar chegar ao 2º e ainda o podem fazer. Pela altura da descida desta equipa disse aqui que era uma pena para o nosso campeonato, porque este é um clube que faz falta, os seus adeptos fazem falta, não são estádios com 500 pessoas que dignificam o futebol mas sim clubes como o Guimarães e os seus adeptos. Critico sim os peritos nacionais que têem espaço de antena para darem voz às suas preferências clubisticas.
Esta vitória não significa nem altera nada, indepentemente do resultado de amanhã o Porto é o mais que provável Campeão, só escrevo aqui porque já estava com os ouvidos bem cheios com tanta treta que se disse parecendo que o Benfica era uma equipa de coitadinhos que ia defrontar o Real Madrid penta-campeão Europeu. Poupem-me!