segunda-feira, 23 de maio de 2005
Benfica Campeão
Gostava de começar por realçar os aspectos negativos das últimas semanas desportivas. Antes de mais, esta é uma opinião tendenciosa de um benfiquista fanático, incoerente, faccioso e cego!
Temo que estejamos a caminhar a passos largos para uma situação muito perigosa no nosso futebol. A violência dos adeptos, nomeadamente dos três grandes tomou proporções algo alarmantes. Quando vejo imagens de Itália ou de países da américa do sul penso sempre, estes gajos são doidos. Mas, será que não nos estamos a transformar naquilo que qualquer pessoa que ama o desporto despreza?
Sei que os casos que vou falar não são tão graves como os que nos chegam de outros países, no entanto poderiam ter sido...
Começo por falar daqueles que apenas há semana e meia mais coisa menos coisa enchiam de orgulho a nação leonina, ao chegarem ao aeroporto de Lisboa após uma dramática meia final da Uefa, eram naturalmente esperados por uma multidão que queria receber em apóteose os seus heróis. Por ordem não sei bem de quem a equipa não saiu pela porta do costume, os nervos começaram a surgir e uma pequena porção dos presentes partiu para a violência destruindo o local e agredindo as forças de autoridade. Após 3 desilusões consecutivas, novamente uma pequena e não representativa de adeptos invadiram o estacionamento do estádio de alvalade e tentaram agredir aquelas bestas que alguns dias antes lhes tinham feito delirar de contentamento. Nada de mais grave aconteceu, mas poderia ter acontecido...
A euforia que cercou a equipa do glorioso SLB teve um lamentável e condenável episódio em Penafiel, com ou sem razão nos protestos aqueles adeptos, que também neste caso não representam o clube, tentaram invadir o campo e quem sabe o que poderia ter acontecido se tivessem sido bem sucedidos. Pior foi a reação do presidente que em vez de condenar veio vitimizar aqueles adeptos, provavelmente os mesmos que ontem estragaram a festa na Luz ao invadir o campo.
Por último e porque quero falar de coisas bem mais alegres para mim, o que se passou com elementos dos Super Dragões é repugnante e deprimente. Ameaçaram e cumpriram, ameaçaram na pessoa do imune lider que diz o que quer, faz o que quer e nada lhe acontece, cumpriram com agressões bárbaras e cobardes contra adeptos que confraternizavam com rivais do fcp, de salientar a coragem dos agressores que numa proporção de 7 contra 1 adepto do benfica mostraram a sua chama. É pena não ver agora o Ministro da Administração interna pronunciar-se pois por altura do Benfica - Porto o então ministro pôs em causa o civismo dos adeptos do benfica e estes após uma derrota difícil de digerir mostraram que não eram os animais que o sr ministro dizia. Para além do actual ministro gostava de ouvir o antigo falar sobre este caso... Só para acabar, não posso generalizar pois estavam muitos milhares de adeptos portistas no estádio e muitos mais na cidade e foi uma minoria que fez o que se viu.
Estes casos são graves, antes do SLB - SCP os dirigentes não falaram, não alimentaram polémicas, doeu assim tanto? Será que não ajudou a um dos mais correctos derbies dos últimos anos? E ainda tivémos de ouvir o "génio" Rui Santos criticar a falta de polémica para justificar a vitória doBenfica...
Agora... SOMOS CAMPEÕES!!! Finalmente o gigante acordou, não da forma brilhante que todos desejávamos mas de forma sofrida, dramática mas na minha opinião, justa. Não sou hipócrita, critiquei Trapattoni, e continuo a não gostar da forma da equipa jogar, tenho no entanto de admitir que este campeonato foi ganho graças a ele e à sua leitura do mesmo.
Mas nada disso já interessa, o que interessa é que uma das claques do Benfica que eu não gosto e na maioria dos casos critico, fez uma das mais belas e imponentes faixas que eu já vi em Portugal. Reflectia o sentimento de milhões, " Nós só queremos Benfica Campeão ", e cá está, Campeões! Ainda parece mentira, depois de uns atípicos 11 anos de travessia no deserto com novelas intermináveis cá estamos de volta, be afraid, be very afraid pois o Benfica venceu e o país tremeu de emoção, no resto do mundo as imagens da festa são suficientes para explicar o que isso significa.
Campeões, nós somos campeões! Somos a raça a força e o poder de milhões de pessoas unidas por um sentimento, aquele que significa ter na alma a chama imensa, que nos conquista e leva à palma a luz intensa.
Campeões, nós somos campeões! Somos a águia que no céu vai voar, alto mais alto ninguém nos vai parar nem à nossa felicidade pois este ano é nossa!
Campeões, nós somos campeões! Até o sol que lá no céu veio beijar as camisolas berrantes que no campo a vibrar foram papoilas saltitantes pois o SLB é glorioso e ninguém pára o Benfica!
Campeões, milhões acordaram hoje mais satisfeitos e acordarão sempre que o benfica VENCER VENCER!
Viva o benfica!
Subscrever:
Mensagens (Atom)