terça-feira, 13 de maio de 2008

A lista possível

Concordo quase na totalidade com os 23 que deverão representar Portugal no próximo Europeu, creio que tirando um ou metendo outro, esta é a lista possível, porque em algumas posições temos claras falhas, no que somos bons, somos mesmo do melhor que há, no que pecamos, é mesmo preocupante.
Não vou mais falar sobre Pepe e Deco enquanto Brasileiros que são, e vou limitar-me a comentar as escolhas no que toca ao valor e forma dos 23 escolhidos. Mas antes falar de uma forma geral sobre a equipa, na baliza não temos grandes jogadores, mas temos 2 que certamente não será por eles que iremos falhar os objectivos, não estando entre os melhores da Europa, são bons. A defesa é forte, muito boa mesmo, apenas o lado esquerdo é mais limitado mas as opções também não comprometem. O meio campo é muito consistente, apesar de faltar alguma magia, não sei o que Deco poderá dar, espero que bem melhor do que fez no seu clube durante a época, o ataque tem do melhor com Simão, Quaresma, Nani e obviamente Ronaldo, mas a área continua a ser uma quase nulidade, espero que Scolari consiga inventar um esquema à volta dos 4 jogadores que referi, jogando com pelo menos 3 deles ao mesmo tempo porque se esperamos por Nuno Gomes ou Hugo Almeida os riscos são enormes...
Assim, dos 3 guarda-redes, 2 são de caras, Quim e Ricardo têem lugar cativo, apesar de a titularidade na minha opinão pelas últimas épocas dos 2 devia ser do benfiquista. Quanto ao terceiro, não vale a pena discutir muito, Patricío não fez na minha maneira de ver nada que justifique estar na selecção, no seu clube só joga por birra e não por mérito, pelo menos por enquanto, a questão é saber se as alternativas dentro da politica de levar um terceiro redes jovem, seriam mais fortes que o guardião leonino, e aí não vejo grandes diferenças entre ele e os outros. Se a opção fosse para alguém mais velho com provas dadas, certamente teríamos outras opções, quanto a jovens é uma lotaria por isso nada contra.
Na defesa saúdo Scolari por finalmente afastar Caneira que nos últimos jogos da selecção foi um falhanço completo, quanto aos escolhidos, 4 centrais fantásticos que dão muitas garantias, 3 laterais que podem desiquilibrar, principalmente Miguel e Bosingwa que deve ser o titular na direita, que atacam muito bem, e Paulo Ferreira que quase não falha a defender e faz bem os dois lugares, a semi-surpresa é Jorge Ribeiro que é o único lateral esquerdo de raíz, apesar de no Boavistar ter jogado maioritariamente noutras posições, creio que pela época que fez justifica a presença, mas não deverá ser primeira opção.
Meio campo onde Raul Meireles e Moutinho entram de caras nos 23, Veloso também merece pela sua qualidade apesar de a época ter sido mais fraca, Deco é capaz de coisas magnifícas mas é uma incógnita, honestamente pensei que ficasse de fora, mas é o único '10', espero que possa honrar essa posição já que Rui Costa não quer mesmo voltar à selecção... Petit pela época que fez não merece esta convocátória, aqui Scolari aplica um pouco a sua política de bem ou mal se este é da sua confiança vai, estando em forma Petit devia estar na selecção, e até pode fazer um bom Europeu já que a época não foi muito cansativa por ter passado muito tempo lesionado, isso até pode ser benéfico, quem fica assim de fora é Maniche que também não fez uma grande época mas sabendo o que o jogador do Inter fez noutras competições onde também chegava depois de épocas menos felizes, e vendo a importância que já teve na selecção nacional, pensei que estivesse presente. Tiago tem de mostrar que não é uma eterna promessa e passar a provar que merece para voltar à equipa, não compreendo como este jogador que tem tanto potencial está a desaparecer, um pouco como Manuel Fernandes que pode ser tão grande e anda a desperdiçar-se por equipas de segunda categoria...
Os avançados, o melhor e o pior de Portugal. Começando pelo pior, os 3 de área não me inspiram qualquer confiança, Hugo Almeida tem muito corpo e um grande remate, Postiga promete mas não faz nada e Nuno Gomes já marcou muitos mas marca cada vez menos que já nem me lembro dessas grandes épocas onde marcava com fartura... Por isso destes 3 não espero grande coisa, espero estar enganado. Por outro lado espero e muito dos 4 que falta falar, Simão, Nani, Quaresma e Ronaldo. É dos pés destes artistas que pode sair qualquer coisa, em qualquer nomento, e neles coloca a minha esperança, como já falei, para trás deles estão alguns elementos de grande qualidade que pode sustentar a equipa permitindo a estes resolver os jogos com a sua arte. Temo que Ronaldo depois de uma época tão intensa caia fisicamente mas tenho confiança que Scolari saberá recuperá-lo, e se Ronaldo estiver ao seu nível, Portugal pode mesmo ir até ao fim... Eu acredito!

1 comentário:

Anónimo disse...

Fazendo um breve comentário, digo apenas que na convocatória apenas fazia uma troca por troca. Trocava Petit por Maniche. Petit tem sido perseguido por lesões e para mim já nao e o mesmo jogador e Maniche é o que eu chamo o jogador dos grandes jogos, logo teria que estar no Euro. Para mim Maniche foi o motor das duas ultimas provas que Portugal participou. De resto escolhas óbvias e previsiveis.
P.S. Pode ser boato mas soube por fonte fidedigna que Ronaldo, anda já à mais de um mês a jogar lesionado do tornozelo e só não foi operado porque o campeonato foi ganho na ultima jornada e ainda falta a Champions e o Euro. Infiltrações nunca curaram ninguem. Que o miúdo aguente mais 40 dias!
Eu também acredito.
Tiaguinho