Os Coristas é uma história muito boa para nos fazer reflectir sobre as instituições de ensino para crianças "problemáticas". Este filme francês teve 2 nomeações para os Oscars, fala sobre um professor que chega a uma instituição dessas, onde todos já desistiram de tentar mudar aqueles jovens, e a única atitude que os professores têm é de acção - reacção. Basicamente isto significa, eles fazem asneira, são severamente castigados.
Este novo professor é provavelmente a primeira pessoa na vida destes miúdos que não desiste deles, e a forma que encontra para chegar até eles é a música, criando um coro contra a vontade do director.
Vi este filme dentro do curso de animação, e concordo com a formadora, este filme é indispensável para quem queira trabalhar com crianças. É bom que todos tenhamos noção que desistir das crianças é o primeiro passo para que o futuro delas esteja em perigo, e a solução, na minha opinião, não passa por separar o trigo do joio, passe a expressão, não é por pegar em todos os jovens problemáticos e espetar com eles numa instituição separados dos outros que se resolve alguma coisa. Isso é uma forma da sociedade se descartar. Há um longo caminho a percorrer, este filme pode ser ficção, mas eu acredito que há pessoas que podem fazer a diferença, e todos os profissionais que trabalham com crianças têm de ser não só professores, mas têm de saber como chegar até aos miúdos.
Sem comentários:
Enviar um comentário