terça-feira, 31 de março de 2009

Dom Elídeo, um homem à frente do seu tempo

O Bispo de Viseu tem sido notícia nos últimos tempos pelas posições que assumiu em questões polémicas. Apesar de negar, essas posições vão contra a posição oficial da Igreja, e saúduo-o por isso. Não pelo facto de ir contra, mas pelas matérias em que o fez.
Há uns tempos, por altura do referendo do Aborto, afirmou ser favorável à despenalização da mulher, recentemente defendeu o uso do preservativo como meio de evitar a propagação do vírus da SIDA, e o divórcio em casos de violência doméstica.
Parecem questões tão fáceis de entender, mas infelizmente a instituição Igreja lida com elas agarrada a preconceitos antigos, incompreensíveis e por vezes a roçar a imoralidade, como o argumento do Papa sobre os preservativos.
Mais homens como este poderão ajudar uma instituição em quem tantas pessoas depositam a sua fé.

sábado, 28 de março de 2009

Males que fazem bem

 Com a actualidade desportiva a girar em torno de um lance, tudo o resto ficou esquecido, e protegido. Assim, a selcção nacional, que hoje tem um jogo decisivo no apuramento para o Mundial, teve condições para trabalhar sem pressão e chegar ao jogo desta noite com a "cabeça livre".
 Não é hora de comentar escolhas, é hora isso de sim de esperar que os seleccionados façam o que se deseja, vençam e convençam. Vençam para manter as esperanças intactas, e convençam para que todos possamos confiar numa equipa que nos últimos tempos tem deixado algo a desejar.
 Enquanto Queiroz estiver à frente da equipa, é o meu seleccionador, e os seus, os meus jogadores. Uma vez mais, Força Portugal!

Na Rota de Magalhães

 Uma professora de Benfica denunciou esta semana que alguns dos seus alunos já não têm em seu poder os "Magalhães" que lhes foram entregues. A professora disse ainda que, quando lhes é pedido que levem o computador para a aula, esses alunos não aparecem. Triste e até criminoso é o pai que para ganhar 50 euros priva o seu filho de ter condições de estudar.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Grande Veloso

É bem conhecido o velho hábito dos sportinguistas culpabilizarem o Benfica por tudo o que de mau lhes acontece. Basta para isso ver que depois de cada resultado negativo, nas bocas dos referidos adeptos a palavra Benfica é a mais ouvida.
O que me leva a escrever, não é tanto esta postura mais ou menos assumida dos adeptos, mas dos comentadores que sendo claramente adeptos leoninos, não o assumem. Ontem ouvi uns 3 ou 4 jornalistas ou comentadores acusarem as "más influências" a que Miguel Veloso estará sujeito, os mais audazes chegam a nomear essas más influências e acusar o benfiquista António Veloso.
Bom, Veloso foi mais para o futebol português que qualquer um desses papagaios alguma vez será, foi e será sempre um ícone para o Benfica, mas será certamente a pessoa que mais interesse tem em que o seu filho tenha uma grande carreira. E terá sido com essa intenção que quando o Benfica tentou voltar a contratar o atleta após o ter dispensado, que António Veloso colocou a sua preferência clubista de parte e fez o que achou melhor para o seu filho, aconselhando-o a assinar pelo Sporting. Nessa altura, bem como quando quiseram fazer de Miguel Veloso uma estrela, não ouvi nenhum sportinguista a queixar-se das "más influências" do pai, aí gostaram, agora arranjam bodes espiatórios... Bom, mas eu compreendo que deva custar ser de um clube que tem como treinador e capitão de equipa dois benfiquistas...

Gostam tanto de falar em nós

quinta-feira, 5 de março de 2009

Pedido de esclarecimento

Admito que a pergunta que coloco de seguida poderá ser devida à minha ignorância, mas ainda assim vou fazê-la, com a esperança que alguém que me possa esclarecer. Acabei de saber que todos os eurodeputados vão passar a receber o mesmo vencimento, ao contrário do que sucedia até aqui. O que eu pergunto é simples, se é necessário tabelar o vencimento para os deputados do parlamento europeu, por que razão não passam todos os cidadãos europeus a receber pela mesma tabela? Nivela-se o salário mínimo e pronto, está resolvido? Yes we can...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tácticas?!

Não sou adepto de programas de debate desportivo, primeiro, porque gosto de ver programas em que as opiniões dos comentadores, independentemente de eu concordar ou não com elas, sejam opiniões sustentadas e que me ensinem algo. O que vejo e oiço, é um grupo de comentadores que não conseguem despir a camisola, e outros tantos que colocam quadros bem engraçados com setinhas e bolinhas, mas que bem espremidos não dizem nada. É muito fácil analisar jogos, dizer que o jogador x faz bem todas as posições do losango ou o treinador y faz isto e inventa aquilo. E estas coisas são ditas com uma convicção tão grande, que eu imagino o que pensarão os treinadores que nem pensaram naquilo que lhes está a ser atribuído como mérito... Recentemente, cresceu uma onda de comentadores táctico-estratégicos, dizem tanta coisa que mais parece que estão num especial noticioso a analisar estratégia de guerra do que um jogo de futebol, o que eu gostava de perguntar a esses estrategas, é qual a sua justificação para um jogo como o último Atlético Madrid contra o Barça... Gostava de saber, segundo eles, qual a forma de explicar aquilo, que não seja atribuir a responsabilidade daquele espectáculo à qualidade dos jogadores, ao apoio dos adeptos, às rivalidades, à mentalidade... Podem meter as tácticas que quiserem ao barulho, mas com 5 minutos de jogo já quase não existia táctica em qualquer equipa, e foi um grande jogo de bola e mais nada!

domingo, 1 de março de 2009

Sempre Glorioso

A minha admiração pelo clube do meu coração não perde força, nem agora, nestes tempos em que os títulos escasseiam ao contrário de outros em que vencer era rotina. Mas, é nestes momentos que vejo a força deste clube, quando depois do pior resultado desportivo que nos pode acontecer, perder com o Sporting, metemos mais de 30000 pessoas no estádio. Não estamos na Liga dos Campeões, fomos eliminados da Uefa sem apelo nem agravo, saímos da Taça, e mesmo assim se vê a força do maior clube português, e é por isto que gostem ou não, continua e continuará a ser um dos maiores da Europa. Que orgulho enorme em ser benfiquista, especialmente nesta altura. P.S. Por que carga de água é que cada vez que se fala a um sportinguista no jogo de 4ª-feira este tem de falar no Benfica?...