terça-feira, 11 de agosto de 2009

Portuquê?

Ultimamente tenho ouvido muitas críticas à equipa de futebol do Benfica por alinhar quase sem portugueses. Nem vou perder tempo a dizer muito sobre o que me interessa, que é ver o Benfica a jogar bem e ganhar, independentemente da nacionalidade dos seus jogadores. O que me leva a escrever, é que os mesmos que criticam esta situação, esquecem (ou parecem esquecer), que essa coisa de nacionalidade já nem na selecção pega.
Esses passam dias a sonhar com Liédson na selecção, como outrora suspiraram por Pepe ou vibraram por Deco. Mas parece que o Benfica, para a crítica, é mais susceptível de se apontar o dedo que a própria equipa do país.
Por mera curiosidade, fiz uma curta e possivelmente falível pesquisa, pela lista de jogadores convocados para os próximos jogos, e, qual foi o meu espanto (ou não), ao perceber que dos 18, 5 nasceram fora... Os famosos casos de Deco e Pepe (Brasil), mas ainda, de Cabo Verde temos Rolando e Nani, e do Congo, Bosingwa.
Como disse, a fonte utilizada pode não ser a mais fiável, e não me custa até reconhecer que os dois primeiros casos são distintos dos segundos (na minha opinião), por estarem no país desde muito tenra idade. Simplesmente, quis deixar este pequeno texto contra a hipocrisia dos que atacam um clube pela sua (aparente) falta de patriotismo e esquecem que pior faz a selecção...

1 comentário:

Unknown disse...

Nova cara :-)