quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Ainda os JO

Nesta altura em que temos os Jogos Olímpicos, torna-se complicado para um amante do desporto como eu não utilizar os mesmos como ponto de partida para cada comentário que publique neste blgo. Acabo de ter uma boa notícia, Miguel Maia e João Brenha foram repescados. Vou estar a torcer por estes rapazes que me incutiram o gosto pela modalidade que praticam durante os JO de Atlanta em 1996. Espero que o resto do torneio lhes corra melhor pois eles fazem parte dos atletas que não têm visibilidade constante garantida nos nossos órgãos de comunicação, a bola que eles utilizam tem como única comparação com a Roteiro o facto de ser redonda e por isso, creio que qualquer que seja o resultado final, não vou ficar chateado pois nota-se que estes atletas estão a desenvolver um grande esforço para a sua realização pessoal mas também do seu país. Não fiz esta referência anteriormente mas não ficaria de consciência tranquila se deixasse passar a oportunidade de exaltar a magnífica prestação de Sérgio Paulino, um quase desconhecido da esmagadora maioria dos Portugueses, eu incluido pois só o conhecia de nome e não acompanhava a sua carreira até ao dia em que venceu a medalha. Li recentemente um post num blog de um amigo, www.badasso.blogspot.com , a sua descrição sucinta da paixão que tem pela modalidade do basquetebol, não me posso comparar a ele no que toca ao ciclismo mas posso afirmar que sou um apaixonado, sou um dos que vi a partida às 11 da manhã, acompanhei na Eurosport a emissão até esta ser interrompida, voltei a ligar no mesmo canal às 13h, e alternei mais tarde com a RTP para ver algo que nunca esperaria, Sérgio Paulino acabar em segundo! Enquanto via grande parte da prova, a minha esperança ia toda para Cândido Barbosa, com o apoio de três compatriotas, Cândido daria-nos uma alegria, infelizmente este grande ciclista abandonou a prova, por momentos o meu entusiasmo baixou, mas comecei a ver um Português nos lugares da frente do pelotão e o formigueiro começou... a fuga que ele levou a cabo com um italiano aumentou os nervos e quando soube que ele tinha vencido a prata, que alegria!... Parabéns Sérgio, e boa sorte nesta nova etapa. P.S. vou comprar uma bicicleta de ciclismo para juntar à minha preciosidade do B.T.T. , quem sabe daqui a 4 anos sou eu a subir ao pódio... hehehe! Enquanto escrevo sobre portugueses que me dão orgulho, muitos outros ficam por referir, só estou a falar dos casos que me merecem mais destaque pelo meu gosto particular pelas modalidades que praticam, no entanto, ao mesmo tempoi que escrevo, penso se vou mencionar o verdadeiro motivo pelo qual iniciei este Blog, a selecção Olímpica de futebol... Na verdade, este tema não merece muito comentário da minha parte, existem demasiados culpados para este resultado. Desde uma federação que não condenou veemente, excepto um ou outro dirigentes diga-se em abona da verdade, a vergonha que alguns destes "rapazes" nos fizeram passar ao destruir um balneário em França depois de um jogo brilhante em que eliminaram aquela que para mim é a mais forte selecção jovem europeia da actualidade, passando por uma convocatória discutivel ao incluir atletas que em nada contribuiram para a presença nas olímpiadas deixando de fora quem por direito deveria lá estar, com clubes e treinadores a pressionarem o seleccionador, uma convocatória condicionada pelas pressões dos poderosos, jogadores que entravam em campo a pensar no seu clube e no lugar que precisam de conquistar, discussões constantes e imcompreensiveis entre estes jogadores durante os jogos, criticas dos dirigentes fedarativos ao seleccionador em pleno estágio, discurso paternalista do seleccionador... Tanta coisa errada que devo estar a esquecer alguma parte da história, talvez adeptos que preferem que os jogadores façam a pré-época no clube e disputem pré-eliminatórias da liga dos campeões ou supertaças ( nacionais e europeias)... Acho que quem disse melhor foi o comentador da RTP, Alexandre Albuquerque - VERGONHA! Já estou esgotado de falar sobre este assunto... Como adepto do Glorioso SLB não posso deixar de referir o artigo que Leonor Pinhão escreve na Bola de hoje, 5ª feira, dia 19-08-04, dá que pensar, se puderem leiam.

1 comentário:

Badasso disse...

Realmente em relação à vergonhosa prestação da selecção de futebol não vale a pena adiantar muito. Podemos apenas lastimar que os meninos que têm as melhores condições, quer desportivas quer económicas para fazerem boa figura, além de não terem conseguido os resultados esperados, ainda envergonharam o país com as inqualificáveis atitudes que patentearam antes, durante e depois dos jogos.
Vergonha neles!!!