terça-feira, 19 de setembro de 2006

Imaginem

Imaginem uma empresa com cerca de 600 trabalhadores (números redondos) que decide começar a convidar pessoas com mais de 55 anos de idade, em muitos casos com mais de 30 anos de casa, nalguns casos até mais de 40, a irem embora por quantias rídiculas que, contas feitas pouco mais são superiores aos subsídios de férias e natal mais meia dúzia de tostões.
Imaginem centenas de pessoas que estão saturadas de anos de pressão psicológica que aceitam a esmola que lhes dão e arriscam-se a que após o tempo de subsídio de desemprego acabe, entrarem na reforma com penalizações significativas.
Imaginem um país que faz propaganda a uma lei que condiciona estas artimanhas por parte dos patrões com meses de antecedência, permitindo-lhes fazer limpezas alegando extinções de postos de trabalho, inadaptação às novas tecnologias entre outras, antes da dita lei estar aprovada.
Imaginem o ambiente de trabalho, ir trabalhar sem saber se acabamos o dia com emprego, se o nosso colega terá trabalho, se o nosso trabalho tem alguma utilidade ou se é perfeitamente dispensável...
Imaginem quantos trabalhadores de quantas empresas estarão na mesma situação ou ainda pior...

Sem comentários: