quarta-feira, 20 de junho de 2007

Surreal

Ora bem, este bólide que está apresentado na foto foi o meu primeiro carro, o primeiro que ficou em meu nome, adquiri o mesmo em 2001 e durante três anos deu-me várias alegrias e sempre se comportou bem. Em 2004 decidi partir para outra e dei o mesmo para retoma e comprei o meu actual carro.
Parece-me um procedimento simples e aparentemente pleno de legalidade. Talvez tenha descurado algum aspecto ao efectuar esta troca, talvez me tenha escapado algum documento, admito que não sei se foi o caso.
Mas esta minha relação com este carro estava longe de chegar ao fim quando nesse Agosto de 2004 procedi a esta troca. Mais de dois anos depois de o ter vendido, perto do final de 2006, uma pessoa deslocou-se à minha casa, e disse-me que tinha um assunto para resolver sobre o peugeot que eu tinha vendido. Com grande espanto, desci até à rua e pasme-se, os documentos estavam em meu nome... A pessoa estava claramente a agir de boa fé e queria que eu assinasse uma declaração de venda para poder legalizar o carro, pacientemente expliquei mais do que uma vez que apenas a Nacional Car, é este o nome da empresa onde esta marosca foi engendrada, podia solucionar o seu problema pois eu havia vendido o meu carro à mesma. Ele deslocou-se ao stand ao mesmo tempo que eu telefonei para lá, a mim disseram que eu não tinha que me preocupar, que a minha responsabilidade terminara a partir do momento que eu o vendera, aí fiquei descansado...
Anteriormente esqueci-me de dizer que dei o meu contacto à pessoa para o caso de ser necessário, depois desse dia recebi vários telefonemas dele a tentar que eu assinasse a declaração, sempre paciente lhe fui dizendo que não assinava nada. Não tão pacientemente fui avisando a Nacional Car que queria ver a situação resolvida, nunca vi tamanha destreza a descartar responsabilidades como das pessoas que me atenderam.
Foram-se sucedendo este tipo de episódios até que uns tempos volvidos, a pessoa voltou a apresentar-se em minha casa, eu não estava e ele tentava resolver o problema pois ia sair do país por alguns meses, por lapso a minha mãe deu-lhe o seu contacto em vez do meu (ele tinha perdido o meu número entretanto). Daqui para a frente a minha mãe recebia telefonemas periódicos sempre sobre o mesmo tema. Devo dizer que as pessoas que foram contactando comigo e com a minha família sempre foram correctas e educadas, nada disso está em causa.
Entretanto, o meu irmão informou-se na DGV e foi-lhe dito que tudo o que sucedesse com o carro era da minha responsabilidade, pois os documentos ainda estavam em meu nome, e que a única solução seria ordenar a apreensão do carro neste organismo que reeencaminharia o processo para a polícia, e que a partir do momento que entregasse esse impresso, a minha responsabilidade cessava. Assim o fiz, com a esperança que o carro fosse apreendido e as entidades competentes procedessem à legalização do mesmo em conjunto com a pessoa que sempre de boa fé tentou resolver o problema.
Também me parece pertinente referir que do que entendi das conversas que fui mantendo, o carro depois de sair das minhas mãos, terá sido vendido pelo Stand a um "comercial" que por sua vez o vendeu a um particular, e terá sido esse particular a vender ao meu persistente interlocutor. Sendo assim, é da mais elementar justiça reforçar a ideia que a pessoa que me tem abordado foi a única a tentar legalizar os documentos!
Há aproximadamente um mês, a minha mãe recebeu novo telefonema, de um alegado inspector da PJ que teria o processo pendente nas suas mãos e se oferecia para se encontrar comigo para regularizar a situação... Entrámos em contacto com a delegação da polícia judiciária a que o alegado inspector disse pertencer, e foi-nos dito que tinham lá um inspector com esse nome. Ainda assim não me quis preocupar com isso pois esta abordagem me pareceu muito suspeita e deixei andar, alguns dias volvidos novo telefonema, também pacientemente o meu pai repetiu vezes sem conta o que eu disse para trás e aparentemente o inspector terá percebido pois disse que não estava por dentro dos pormenores do caso e que sendo assim eu não teria de me preocupar mais, desculpou-se pelo incómodo e despediu-se.
Quem leia pode ficar com a ideia que eu nunca falei com nenhuma destas personagens desta surreal estória, mas isso deve-se unicamente ao facto de eu estar sempre a trabalhar aquando destas abordagens.
Se vos escrevo hoje, é porque há cerca de meia hora tocaram á campaínha, a pessoa identificou-se como um agente da polícia da amadora que tentava solucionar o problema do peugeot que eu vendi! Abri a porta já em brasa. Quando o alegado agente chegou à minha porta, estava acompanhado pela primeira pessoa que me abordou, o comprador do carro, o "agente" mostrou-me a sua identificação, um brilhante distintivo que não faço ideia se é verdadeiro ou não, na minha inocência ou boa fé (esta é mesmo uma história cheia de "boa fé". Disse ser amigo do outro indivíduo e que estava apenas a tentar resolver o problema, uma vez mais traziam a declaração de venda para eu assinar, lá lhes expliquei várias vezes mais todo o processo, que liguei para a Nacional Car, que ordenei a apreensão do carro, que não assinava nada, sempre com uma paciência de santo. A conversa foi sempre cordial e o "agente" lá tentou explicar ao comprador que eu não posso fazer nada, que não posso estar a assinar uma declaração depois de ter vendido o carro e ainda mais depois de ter dado ordem de apreensão. Ele não percebeu muito bem, mas lá foram embora dizendo que iam ao Stand para pedir a identificação do "comercial" que comprou o veículo, para este apresentar a malfadada declaração de venda que ninguém sabe onde pára. Ou muito me engano ou este caso não fica por aqui.
No início deste texto disse que possivelmente falhei nalgum aspecto, talvez o tenha feito pois sou leigo no que toca a vender carros, talvez devesse ter sido eu a tratar de passar os documentos para o nome do Stand, não sei se é assim ou não. Sei isso sim, que isto se deve a um pormenor muito simples, os stands não procedem à alteração para evitar uma maior acumulação de registos. Isto é óbvio.
Quero aqui alertar para outra questão, também a minha cunhada teve um problema semelhante com o mesmo stand quando vendeu o seu carro, nesse caso foi ainda pior pois estes artistas deram a terceiros o contacto do emprego da minha cunhada, isto é criminoso! Certamente centenas de carros estão na mesma situação, ainda hoje me alertaram que ao entrar em vigor a nova legislação que diz respeito ao Selo do Carro, no próximo ano muitas pessoas receberão em casa um selo de um carro que já venderam, e só aí ficarão a sabê-lo!
Uma sugestão, quem já passou pela situação de ter vendido carros a um stand, dê um salto à DGV e pergunte em que nome estão os documentos, é que pode ter uma desagradável surpresa...
Uma questão, pretendo apresentar queixa contra a Nacional Car, mas desconheço qual a entidade competente para receber essa reclamação, agradeço que me esclareçam se o souberem. Desculpem o testamento, mas esta situação "makes me maaaaaddddd!!!"

4 comentários:

Paulo Rosa disse...

Já estava a precisar de um novo template...

Panuci disse...

Só conheço mesmo é a DECO para apresentares reclamação, mas tens que ser sócio. Acho que tb te podes dirigir ao tal stand e pedir o Livro de Reclamações, porque aí eles têm que obrigatoriamente comunicar a tua reclamação para a ASAE. **

Paulo Rosa disse...

Brigado, vou fazer isso!

Anónimo disse...

pois eu tambem comprei um carro na nacional car á 5 meses e ainda não tenho o registo e o livrete dele ando telefonema para cá e para lá ja enviei carta registada com aviso de recepção e nada .tenho um documento falso pssado por eles em como eu só comprei o carro este mês para apresentar caso a BT me apanhe . Estes senhores julgam estar a cima da lei