terça-feira, 11 de agosto de 2009

Portuquê?

Ultimamente tenho ouvido muitas críticas à equipa de futebol do Benfica por alinhar quase sem portugueses. Nem vou perder tempo a dizer muito sobre o que me interessa, que é ver o Benfica a jogar bem e ganhar, independentemente da nacionalidade dos seus jogadores. O que me leva a escrever, é que os mesmos que criticam esta situação, esquecem (ou parecem esquecer), que essa coisa de nacionalidade já nem na selecção pega.
Esses passam dias a sonhar com Liédson na selecção, como outrora suspiraram por Pepe ou vibraram por Deco. Mas parece que o Benfica, para a crítica, é mais susceptível de se apontar o dedo que a própria equipa do país.
Por mera curiosidade, fiz uma curta e possivelmente falível pesquisa, pela lista de jogadores convocados para os próximos jogos, e, qual foi o meu espanto (ou não), ao perceber que dos 18, 5 nasceram fora... Os famosos casos de Deco e Pepe (Brasil), mas ainda, de Cabo Verde temos Rolando e Nani, e do Congo, Bosingwa.
Como disse, a fonte utilizada pode não ser a mais fiável, e não me custa até reconhecer que os dois primeiros casos são distintos dos segundos (na minha opinião), por estarem no país desde muito tenra idade. Simplesmente, quis deixar este pequeno texto contra a hipocrisia dos que atacam um clube pela sua (aparente) falta de patriotismo e esquecem que pior faz a selecção...

Pluralismo partidário ou o que quer que se trate...

Temos por aí uma excelsa política, por certo portadora de fortes convicções, que dê por onde der tem um cargo assegurado quando, por fim, terminar a onda de eleições que inunda o país neste ano de 2009.
Senão veja-se, já foi do CDS, apoia António Costa nas autárquicas em Lisboa, e concorre nas listas dos PSD às legislativas, curiosamente, na capital... Ou seja, a não ser que Bloco ou PC tenham resultados inesperados, parece-me que a senhora pode dormir descansada pois poleiro é coisa que não faltará...

O Rei vai rouco

Por algumas horas a Monarquia regressou ao nosso país. O inesperado acontecimento deu-se quando um grupo de monárquicos (se é que os há em número suficiente em Portugal para formar um grupo), decidiu substituir a bandeira do município de Lisboa pela da monarquia.
Ora, não há uma boa monarquia sem um rei, e os senhores lá colocaram no trono Lord Darth Vader.
Sem querer colocar em causa a capacidade de liderança do senhor, que é reconhecida por todos, há uma questão que me parece pertinente; na saga da guerra das estrelas o destino do vilão, que padecia de um problema crónico nas cordas vocais, não foi muito diferente do seu antecessor, el rei D. Carlos... Parece-me que temos mesmo de continuar com o Imperador Sócrates...

sábado, 8 de agosto de 2009

domingo, 2 de agosto de 2009

Goodbye Sir Bobby Robson

Há poucas pessoas capazes de gerar consenso de opiniões, especialmente no futebol. Se há alguém que o fez, foi Bobby Robson. Considerado um Cavalheiro por todos, espalhou simpatia por onde passou, para não falar da sua categoria como treinador. Sofreu apenas uma derrota, contra o cancro, adversário que tantas vezes venceu. Mas, com a fundação que criou, provavelmente muitas mais serão as derrotas que irá infligir a esse terrível adversário, mesmo depois de partir.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

There will be blood

Os homossexuais não podem ser dadores de sangue no nosso país por, segundo os senhores do IPS estarem identificados como dadores de risco.
Como dador que sou, sabia desta monstruosidade há bastante tempo, mas recentemente foi notícia e lá apareceu um senhor a usar o argumento que citei. Creio que nos tempos que correm, com a informação disponível, pessoas com responsabilidade deveriam ser capazes de guardar os seus preconceitos para si, quanto mais não fosse, por vergonha.
Eu podia apresentar a esse senhor meia dúzia de machos lusitanos com comportamentos bem mais perigosos que o mais "aventureiro" dos homossexuais, mas esses podem, ainda que possam mais tarde ser chumbados nas análises... Mas, pergunto eu, essas análises não excluiriam o sangue daqueles que são vetados à partida, em caso de alguma anomalia? Continuamos a receber notícias destas que só não dão para rir porque são tristes demais...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Back to work

Um ano depois de ter caído na mesma situação de tantos milhares de portugueses, voltei a trabalhar. Espero que rapidamente aqueles que continuam com este problema possam ter a mesma sorte!

LOC

Comecei a escrever umas coisas para o site da Lusófona. Mais concretamente para a LOC (Lusófona Conteúdos Online), um portal que tem reportagens feitas por alunos de jornalismo e filmadas por alunos do curso de cinema. Estas reportagens são por norma de conferências organizadas pela universidade e parece-me um projecto muito interessante. Espreitem em loc.ulusofona.pt

Reencontro

Vi este vídeo num documentário do National Geographic e fiquei deliciado. Mostra o reencontro entre dois jovens que criaram um leão durante alguns meses, e que, um ano após o terem entregue a uma reserva para que este fosse devolvido ao seu habitat natural, voltaram para o ver. O resultado está no vídeo, que, simplesmente, fala por si.

terça-feira, 5 de maio de 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Liberdade

Por subtil coincidência do destino, no próximo dia 25 de Abril, pelas comemorações do 35º aniversário da revolução que nos permite hoje viver em liberdade, em Santa Comba Dão um largo com o nome do ditador será inaugurado.
Quem decide fazer uma "brincadeira" destas, bem pode agradecer à Revolução dos Cravos, pois sem ela, a liberdade de expressão era um mito, e alguém que se lembrasse de inaugurar um Largo com o nome de um opositor do regime seria, no mínimo, impedido...
Sinto-me envergonhado por viver num país em que existem pessoas assim, mas uma vez mais agradeço ao 25 de Abril, pois graças a essa data, pessoas diferentes podem viver na mesma sociedade, sem medo de se exprimir, ainda que as suas ideologias sejam deste tipo.
Contrariamente ao que os senhores da terra do ditador pensariam, este seu gesto servirá para homenagear a revolução, e não para homenagear o senhor que caiu da cadeira.
A Liberdade tem destas coisas...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

SOPCOM 2009

 Arranca já amanhã este grande evento de Comunicação. Para os interessados em acompanhar, vejam durante os 4 dias o blogue http://sopcom2009.blogs.sapo.pt/ e sigam no twitter em http://twitter.com/sopcom2009. Estou a contar participar nos dois, pode ser que vejam qualquer coisa minha por lá!

terça-feira, 31 de março de 2009

Dom Elídeo, um homem à frente do seu tempo

O Bispo de Viseu tem sido notícia nos últimos tempos pelas posições que assumiu em questões polémicas. Apesar de negar, essas posições vão contra a posição oficial da Igreja, e saúduo-o por isso. Não pelo facto de ir contra, mas pelas matérias em que o fez.
Há uns tempos, por altura do referendo do Aborto, afirmou ser favorável à despenalização da mulher, recentemente defendeu o uso do preservativo como meio de evitar a propagação do vírus da SIDA, e o divórcio em casos de violência doméstica.
Parecem questões tão fáceis de entender, mas infelizmente a instituição Igreja lida com elas agarrada a preconceitos antigos, incompreensíveis e por vezes a roçar a imoralidade, como o argumento do Papa sobre os preservativos.
Mais homens como este poderão ajudar uma instituição em quem tantas pessoas depositam a sua fé.

sábado, 28 de março de 2009

Males que fazem bem

 Com a actualidade desportiva a girar em torno de um lance, tudo o resto ficou esquecido, e protegido. Assim, a selcção nacional, que hoje tem um jogo decisivo no apuramento para o Mundial, teve condições para trabalhar sem pressão e chegar ao jogo desta noite com a "cabeça livre".
 Não é hora de comentar escolhas, é hora isso de sim de esperar que os seleccionados façam o que se deseja, vençam e convençam. Vençam para manter as esperanças intactas, e convençam para que todos possamos confiar numa equipa que nos últimos tempos tem deixado algo a desejar.
 Enquanto Queiroz estiver à frente da equipa, é o meu seleccionador, e os seus, os meus jogadores. Uma vez mais, Força Portugal!

Na Rota de Magalhães

 Uma professora de Benfica denunciou esta semana que alguns dos seus alunos já não têm em seu poder os "Magalhães" que lhes foram entregues. A professora disse ainda que, quando lhes é pedido que levem o computador para a aula, esses alunos não aparecem. Triste e até criminoso é o pai que para ganhar 50 euros priva o seu filho de ter condições de estudar.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Grande Veloso

É bem conhecido o velho hábito dos sportinguistas culpabilizarem o Benfica por tudo o que de mau lhes acontece. Basta para isso ver que depois de cada resultado negativo, nas bocas dos referidos adeptos a palavra Benfica é a mais ouvida.
O que me leva a escrever, não é tanto esta postura mais ou menos assumida dos adeptos, mas dos comentadores que sendo claramente adeptos leoninos, não o assumem. Ontem ouvi uns 3 ou 4 jornalistas ou comentadores acusarem as "más influências" a que Miguel Veloso estará sujeito, os mais audazes chegam a nomear essas más influências e acusar o benfiquista António Veloso.
Bom, Veloso foi mais para o futebol português que qualquer um desses papagaios alguma vez será, foi e será sempre um ícone para o Benfica, mas será certamente a pessoa que mais interesse tem em que o seu filho tenha uma grande carreira. E terá sido com essa intenção que quando o Benfica tentou voltar a contratar o atleta após o ter dispensado, que António Veloso colocou a sua preferência clubista de parte e fez o que achou melhor para o seu filho, aconselhando-o a assinar pelo Sporting. Nessa altura, bem como quando quiseram fazer de Miguel Veloso uma estrela, não ouvi nenhum sportinguista a queixar-se das "más influências" do pai, aí gostaram, agora arranjam bodes espiatórios... Bom, mas eu compreendo que deva custar ser de um clube que tem como treinador e capitão de equipa dois benfiquistas...

Gostam tanto de falar em nós

quinta-feira, 5 de março de 2009

Pedido de esclarecimento

Admito que a pergunta que coloco de seguida poderá ser devida à minha ignorância, mas ainda assim vou fazê-la, com a esperança que alguém que me possa esclarecer. Acabei de saber que todos os eurodeputados vão passar a receber o mesmo vencimento, ao contrário do que sucedia até aqui. O que eu pergunto é simples, se é necessário tabelar o vencimento para os deputados do parlamento europeu, por que razão não passam todos os cidadãos europeus a receber pela mesma tabela? Nivela-se o salário mínimo e pronto, está resolvido? Yes we can...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tácticas?!

Não sou adepto de programas de debate desportivo, primeiro, porque gosto de ver programas em que as opiniões dos comentadores, independentemente de eu concordar ou não com elas, sejam opiniões sustentadas e que me ensinem algo. O que vejo e oiço, é um grupo de comentadores que não conseguem despir a camisola, e outros tantos que colocam quadros bem engraçados com setinhas e bolinhas, mas que bem espremidos não dizem nada. É muito fácil analisar jogos, dizer que o jogador x faz bem todas as posições do losango ou o treinador y faz isto e inventa aquilo. E estas coisas são ditas com uma convicção tão grande, que eu imagino o que pensarão os treinadores que nem pensaram naquilo que lhes está a ser atribuído como mérito... Recentemente, cresceu uma onda de comentadores táctico-estratégicos, dizem tanta coisa que mais parece que estão num especial noticioso a analisar estratégia de guerra do que um jogo de futebol, o que eu gostava de perguntar a esses estrategas, é qual a sua justificação para um jogo como o último Atlético Madrid contra o Barça... Gostava de saber, segundo eles, qual a forma de explicar aquilo, que não seja atribuir a responsabilidade daquele espectáculo à qualidade dos jogadores, ao apoio dos adeptos, às rivalidades, à mentalidade... Podem meter as tácticas que quiserem ao barulho, mas com 5 minutos de jogo já quase não existia táctica em qualquer equipa, e foi um grande jogo de bola e mais nada!

domingo, 1 de março de 2009

Sempre Glorioso

A minha admiração pelo clube do meu coração não perde força, nem agora, nestes tempos em que os títulos escasseiam ao contrário de outros em que vencer era rotina. Mas, é nestes momentos que vejo a força deste clube, quando depois do pior resultado desportivo que nos pode acontecer, perder com o Sporting, metemos mais de 30000 pessoas no estádio. Não estamos na Liga dos Campeões, fomos eliminados da Uefa sem apelo nem agravo, saímos da Taça, e mesmo assim se vê a força do maior clube português, e é por isto que gostem ou não, continua e continuará a ser um dos maiores da Europa. Que orgulho enorme em ser benfiquista, especialmente nesta altura. P.S. Por que carga de água é que cada vez que se fala a um sportinguista no jogo de 4ª-feira este tem de falar no Benfica?...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Oferece-se

Jovem ambicioso, com vastos conhecimentos futebolísticos, fluente em Inglês, disponível para trabalhar na área de Londres no cargo de treinador principal. Não me importo de estar poucos meses e ser despedido com uma suave indemnização na ordem dos 17 milhões.

Feliz dia dos pombinhos

Minha Valentina :-)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Seleccionando argumentos

Escrevo apenas pela segunda vez sobre o seleccionador nacional de futebol, fi-lo quando foi escolhido e levantei as dúvidas que tinha, desde então tenho estado calado, apesar de tudo o que temia se ter confirmado. Não falei mais, porque penso que não há nada a fazer, e não é por criticar muito que algo muda, pois com os valores das indmenizações é quase impossível despedir um treinador com este estatuto.
Apesar de tudo o que já disse, e do que ainda direi, continuo confiante que a seleccção vai dar a volta, não pela categoria da equipa técnica, mas pela qualidade dos nossos jogadores. Tenho confiança, embora cada vez menos, que estaremos no próximo mundial.
Mas escrevo porque por vezes é difícil não falar. Desde ontem que vejo um aproveitamento desmedido de uma vitória por 1-0 frente à Finlândia num amigável. Não vejo o que mudou desde os 6-2 no Brasil, ou melhor, até vejo, mudou o adversário...
Uma das críticas do seleccionador antes do jogo, foi a que alguns jogadores não sentem a camisola, eu prefiro o estilo de Quique que chama os bois pelos nomes. Queiróz falou, mas não disse a quem se referia. Comparando convocatórias, dois nomes saltam à vista, Quim e Nuno Gomes. Será que Nuno Gomes não sente a camisola das quinas?!!! Podem ser feitas inúmeras críticas ao seu estilo, mas dizer que não sente as camisolas que representa, e ainda mais esta, é ridículo. Admito que o seleccionador não se referiu ao avançado, mas pela sua ausência da convocatória leva-me a pensar que está incluído no lote. Quanto a Quim, será por não jogar? Já lá vamos... Nani tem jogado? Orlando Sá tem jogado?
Outro dos ataques vai para o passado recente da seleccção, o tal fantasma continua a pairar, mesmo que não falem nele. Quando saiu há alguns anos, Queiroz dizia que havia muita porcaria para limpar na federação, agora fala em vacas sub-nutridas e falhas no ciclo natural que é a evolução dos jogadores pelas várias seleccções. Como exemplo, falou em Gonçalo Brandão ou Gonçalves, que para o seleccionador inexplicavelmente não seguiram para os AA. Bom, tenho de dizer que, por regra concordo com a teoria dos jogadores representarem as várias selecções até ao escalão principal. Mas se Queiroz é um defensor dessa mesma teoria, rejeitará por certo as presenças de Liédson ou Assunção, para já não falar na ideia surreal de trazer Fábio e Rafael para a selecção...
Não quero estar sempre a dizer mal, por isso tenho andado calado, mas quando começo a ouvir "bocas foleiras" ao período que antecedeu ao presente, fico um pouco irritado, e logo tenho de recordar que nesse período, como nunca antes, fizémos campanhas de qualificação sem recorrer à calculadora, nesse período, como nunca antes, tivémos nas fases finais com real e sustentada ambição de vencê-las, nesse período, como nunca antes, disputámos uma final! Nesse período, como nunca antes, os portugueses estiveram ao lado desta equipa, um conselho, não é com este discurso que se une novamente equipa e adeptos, pois ainda há muitos que gostam do fantasminha brincalhão, e ele até está no desemprego...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Alguém

É bom ter alguém, que quando os degraus são mais altos, nos diz, tu consegues, é bom ter alguém, que quando temos de descer alguns degraus, nos diz, voltarás a subir, é bom ter alguém, que nos dá a mão e ajuda nesta escadaria, é bom ser alguém para esse alguém, que és tu quem.

Twitter

É só para avisar que... eu twitto

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O mundo está em festa

www.bushbyebyeparty.com