terça-feira, 30 de outubro de 2007

O futebol regressa a casa

Pode não ser a pátria do futebol, mas é de lá que saem inevitavelmente aqueles que melhor definem o jogo, que com mais arte o sabem fazer.

"O futebol no Brasil não é um esporte. É o jogo da bola, da malícia e do drible. É o jogo que reflete a própria nacionalidade de uma terra dominada pela paixão da bola. No espaço do jogo, o futebol brasileiro é capaz de esquecer o próprio objetivo do gol, convicto de que a virtude sem alegria é uma contradição. Ganhemos a copa ou não, somos os campeões da paixão despertada pela bola! "

É portanto para mim, uma questão de justiça que em 2014 o Brasil organize pela segunda vez na história dos Mundiais de Futebol, a maior competição de selecções de todas. Pode não ser o país que tem o campeonato mais atractivo, pode não ser o que melhores estádios possui, certamente muitos outros se superariam em termos de organização, mas o Brasil merece.

Na conferência de imprensa em que foi comunicada a decisão da FIFA, foram feitas algumas críticas ao facto de muitas selecções já utilizarem jogadores oriundos do Brasil, a fábrica de fazer jogadores, assino por baixo as críticas, como Português prefiro uma selecção 100% nacional que nada conquiste a uma construída para vencer à conta de naturalizações oportunas, acho triste ver por exemplo uma selecção Italiana de Futsal a apresentar 10 jogadores Brasileiros como já se viu, mas quem defende a naturalização de 1, tem de aceitar tantos quantos forem melhores que os Portugueses de origem...

Enfim, parabéns Brasil, espero que a organização corra pelo melhor, que a nação organizadora, tal como em 1950 atinja a final, e já agora, que desta vez o Maracanã veja a canarinha perder o jogo decisivo para... Portugal!

Sem comentários: