segunda-feira, 11 de outubro de 2004
Cornwell
Para muitos dos meus amigos o que vos escrevo aqui hoje não é nada de novo, no entanto quero falar-vos de um autor que é um dos meus favoritos, para não dizer que é mesmo o meu favorito!
Falo de Bernard Cornwell, um londrino que escreve brilhantes romances históricos. Dono de uma escrita muito empolgante, Cornwell consegue como poucos recriar acontecimentos que marcaram a história, misturando personagens e lugares reais ou fictícios agarrando o leitor até às últimas páginas.
Das suas obras destaco Stonehenge, Pena Capital ou as trilogias Crónicas do Senhor da Guerra e a Demanda da relíquia. Fazem também parte os livros sobre Sharpe, alguns passados em Portugal, que já foram adaptados à televisão tal como a série Starbuck que eu desconheço. Escreveu ainda bestsellers como Wildtrack, Sea Lord, Crackdown, Stormchild e Scoundrel. Tanto quanto sei estes últimos não estão traduzidos mas se alguém tiver conhecimento do contrário ou se souber onde posso adquirir as versões originais agradeço que deixem aqui uma mensagem.
A primeira obra que li dele foi a trilogia sobre o Rei Artur, Crónicas do Senhor da Guerra. É uma versão algo diferente da lenda a que estamos habituados, contada na primeira pessoa por um dos seus guerreiros, Derfel, um antigo escrevo saxão que foi criado por Merlin.
Aconselho todos a ler as suas obras, penso que não darão o vosso tempo por mal empregue.
até breve...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Por acaso não conhecia as obras do camarada Bernard Cornwell, mas aproveito para recomendar um dos meus autores preferidos, que até escreve livros do mesmo estilo. O senhor chama-se Stephen Lawhead e quanto a mim põe o Tolkien a um canto. Além dos romances históricos medievais e pré-medievais (mais numa de reinos fantásticos) o homem escreve fenomenais livros de ficção cientifica, acabei aliás de ler 2 dessas obras. De tudo o que li deste autor destaco os seguintes títulos que são do melhor que conheço:
- The Dragon King Trilogy (3 volumes)
- The Song of Albion (3 volumes)
- Empyrion (2 volumes)
P.S.: Quanto ao Bernard Cornwell só encontrei na net um livro chamado "Sharpe's Gold", curiosamente passado em Portugal. Vou experimentar.
Já agora para quem tiver curiosidade sobre a obra deste grande escritor, www.stephenlawhead.com/
E já agora para completar o serviço público que estou a prestar :
http://www.bernardcornwell.net/
Venho aqui subscrever o que foi dito. Infelizmente so li as Crónicas do Senhor da Guerra E devo dizer que se não foram os, foram de certeza do melhor que já li na minha vida. Aconselho vivamente aos amantes do género e sobretudo aqueles que como eu torciam o nariz e olhavam para os livros renitentemente; eu próprio comecei a ler o livro só para Ter moral para falar mal Acontece que são livros de quase amor a primeira vista e que nos obrigam a virar sempre mais uma página. De momento aguardo ansiosamente por começar a ler a trilogia da demanda da Relíquia...
Aproveito também e no seguimento da conversa acerca de livros históricos para falar um pouco do que estou a ler de momento, que vem no seguimento, neste caso anteriormente ao chamado livro da moda e já aqui falado neste blog, O Código da Vinci. O livro de que vos falo é. O Segredo dos Templários – “O destino de Cristo”, é um dos livros que inspirou Dan Brown na escrita do seu best-seller. Este livro não e qualquer espécie de romance mas sim um livro de investigação acerca dos templários obviamente mas que toca na grande heresia (ou não) acerca da vida de Jesus, João Baptista e sobretudo Maria Madalena... Sem duvida surpreendente...
Abraço a todos e até a próxima.
Enviar um comentário