terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Um 2005 melhor

A comunidade internacional está ainda em choque com os recentes acontecimentos na ásia, ninguém de bom senso pode ficar indiferente à desgraça que se abateu sobre o nosso mundo, as imagens, os números, os testemunhos de quem a viveu falam por si.Sei que o que aconteceu não mudará nada, nos primeiros tempos a sempre louvável solidariedade vai aparecer de todos os cantos do planeta mas, é uma questão de tempo até as guerras em alçgumas daquelas zonas regressarem, da maioria das pessoas se esquecer que de um momento para o outro tudo pode mudar e nesse momento pergunto eu, os pobres morrerão mais depressa que os ricos? Os Cristãos morrerão de forma diferente dos muçulmanos? Os homens sofrerão menos que as mulheres? Não me parece respondo eu! O mal menor desta tragédia seria pensar que o que aconteceu mudasse as mentalidades, que as pessoas pensassem duas vezes antes de participar em guerras que já ninguém sabe como começaram. A bela utopia a falar de novo...Gostaria que o nosso país também tivesse um ano melhor, com menos palhaçadas de politícos e outras figuras com responsabilidade perante a sociedade, que nós, cidadãos também agissemos um pouco melhor, que fizéssemos coisas tão simples mas tão importantes como poupar energia e água que tantas vezes são desnecessariamente gastas, contra mim falo! Que déssemos sangue, que disséssemos áqueles que nos amam que o sentimento é recíproco, que reciclássemos, tantas são as coisas que podemos fazer que nem me lembro de uma pequena parte para aqui citar.Gostava que o novo ano trouxesse lideres mais responsáveis para o mundo, que aqueles que têm poder para fazer as guerras e que com um simples toque num botão podem matar milhares de pessoas mudassem a sua filosofia, gostava que o terrorismo fosse cada vez mais sendo irradicado, seja o terrorismo dos fanáticos islâmicos, bascos e outros, seja o terrorismo dos fanáticos ocidentais como Bush, Blair e outros tantos. o fanatismo do exército israelita quase que nem merece ser referido por mim que não sou ninguém.O ano também teve coisas boas, não foi tudo mau mas com os mais recentes acontecimentos nem me dá vontade de recordar o que de bom se passou. Como o meu pai me dizia há pouco, como conseguimos nós festejar a passagem do ano depois do que está a acontecer? a resposta veio de pronto da mesma fonte, a vida tem de continuar, acabei de ver o resumo de um jogo que se realizou ontem na indonésia a poucos kms do epicentro do sismo... é triste mas é verdade, quase tão triste como uma turista portuguesa que dizia dois dias depois da tagédia ao embarcar para um dos países afectados, respondendo a uma jornalista que lhe perguntava se não ia preocupada: "estou um pouco preocupada, sempre quis conhecer as ilhas pipi e se calhar agora estão um pouco estragadas" - esta era a maior preocupação da SENHORA...Existem pessoas assim?...Bom ano de 2005 com muitas coisas boas a nivel pessoal, familiar, profissional e o que mais queiram são os meus sinceros votos.Grande abraço

Sem comentários: