quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Champions

Existe algum benfiquista que não venere esta imagem?...
.
No dia em que foram sorteados os grupos para a Liga dos Campeões 2007/2008 uma imagem passou na minha cabeça, o Águas a levantar a taça. Cresci a ver esta imagem, o estilo do Capitão, a orgulhar-me por esta fotografia e o que ela representa. Apesar do meu permenente optimismo no campo desportivo, (acredito sempre que o Benfica vai vencer, onde quer que jogue, independentemente do adversário, seja qual fôr a competição), não consigo imaginar o meu filho a escrever daqui a vinte e tal anos um post a dizer que cresceu a admirar uma fotografia onde se vê o Nuno Gomes levantar a orelhuda, para já porque não podemos pedir ao capitão desta época que tenha o estilo e a pose do mítico José Águas, depois pelas óbvias razões desportivas que estes quarenta e picos anos cimentaram. Apesar de tudo tenho de dizer algo que roça a loucura, se não passou já esse estado, eu acredito nessa imagem, ou pelo menos que até lá o Benfica muda de Capitão e o Rui pode ficar imortalizado ao levantar o caneco em Moscovo!
.
Agora falando de coisas mais realistas... O sorteio ditou isto:

GRUPO A Liverpool FC PORTO Marselha Besiktas GRUPO B Chelsea Valencia Schalke 04 Rosenborg GRUPO C Real Madrid Werder Bremen Lazio Olympiacos GRUPO D AC Milan BENFICA Celtic Shakthar Donetsk GRUPO E Barcelona Lyon Estugarda Glasgow Rangers GRUPO F Manchester United AS Roma SPORTING Dìnamo Kiev GRUPO G Inter PSV CSKA Moscovo Fenerbahçe GRUPO H Arsenal AEK/Sevilha Steaua Bucareste Slávia Praga

Assim sendo, parece-me que o Porto terá a tarefa mais facilitada por duas razões, primeiro por ter sido colocado num Grupo onde apenas o Liverpool é teoricamente mais forte, convenhamos que o Liverpool Europeu tem dado cartas novamente nos últimos anos, o Marselha e o Besiktas não devem fazer mais que lutar pelo 3º lugar e acesso à Uefa.

O Benfica tem uma tarefa um pouco mais complicada mas pode discutir com o Celtic o 2º lugar. Tem no grupo o Campeão Europeu e primeiro classificado do Renking AC Milan, que muito gosto me dá ver na Luz pois é uma das minhas equipas favoritas na Europa, dificilmente o Milan não passará em 1º e por volta da 4ª jornada creio que já terá o passaporte para os oitavos, o Shaktar é teoricamente a equipa mais acessível mas ainda assim respeito sempre as equipas do leste, se bem que considero que o Benfica pode muito bem lutar pelo 2º lugar de acesso.

O Sporting tem o Grupo mais complicado dos 3, o Manchester apesar do mau começo de época está muito forte e é o actual campeão do mais competitivo campeonato do Mundo, a Roma é uma equipa sempre difícil que na época passada chegou aos quartos de final apesar de ter saído de forma inglória depois da humilhação (7-1) em Old Trafford e para complicar mais as coisas o Dínamo Kyev que é uma formação bem conhecida na Europa e que por vezes faz boas campanhas na primeira fase da competição. Não é fácil mas o Sporting na Europa nas últimas épocas tem estado em bom plano no capítulo das exibições e tudo é possível.

Só para acabar uma pequena curiosidade, no grupo do Porto estão 8 taças, 5 do Liverpool, 2 do Porto e 1 do Marselha, no do Benfica 10, 7 do Milan, 2 do Benfica e 1 do Celtic e no do Sporting estão 2 do United. Meras curiosidades sem qualquer objectivo ou peso. Venha a Liga!

Sem comentários: