quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

At last, my arm is complete Again

Sangrento? Pode ser uma palavra para descrever a adaptação cinematográfica que Tim Burton fez de Sweeney Todd, aquele que é chamado de o terrível barbeiro de Fleet Street... Mas não me parece que essa será a melhor descrição, é uma realidade que o sangue abunda, mas não chega para classificar.
Brilhante, singular, sádico, espectacular, estes podem ser adjectivos para Tim Burton, e creio que todos se aplicam a este filme da mesma forma que cabem que nem uma luva a este realizador. Aprecio o facto de alguns realizadores terem um toque tão personalizado que até para um leigo como eu seja nítido que determinado filme foi da sua autoria, Sweeney Todd tem pormenores que não enganam quanto à mente que os idealizou, a imagem, a escuridão, a caracterização, tudo isto é inequivocamente Tim Burton.
As interpretações são óptimas, naturalmente à cabeça, Johnny Depp dá vida a qualquer papel, e se tiver ao lado de Tim Burton, melhor ainda. Se vai ou não vencer o Óscar, pouco me interessa, até porque dou pouco valor a estes prémios, injustiças do passado mostram que nem sempre, ou quase nunca é o melhor a levar a estatueta, infelizmente são os prémios mais relevantes e são eles que ficam para a história. O que eu sei sim, é que Johnny Depp é um actor completo, esta é mais uma de muitas prestações que não estão ao alcance de muitos. Mas a qualidade não se esgota em Mr. Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman que parece ter nascido para ser Vilão no Cinema e mais uma vez está em grande, Timothy Spall e Sacha Baron Cohen completam as principais actuações e todos eles dão o complemento necessário que honra a participação de Stephen Sondheim neste magnífico musical.

Sem comentários: