quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Doce e terno Joãozinho

O almoço tem-se tornado claramente a refeição mais enriquecedora do meu dia, não tanto pelo comer que até deixa um pouco a desejar mas por todo um universo de personagens e ocorrências. Não basta ter de levar com um artista que deve ter sido proíbido pela Ordem dos Pais Natal de exercer a profissão, tal é a sua barba e a sua revolta contra tudo o que entra naquele restaurante, contra todas as notícias que passam na televisão, mesmo sem se conseguir ouvir o som da mesma, enfim, basicamente ira generalizada. Não é a única personagem caricata, mas nos últimos tempos é a mais marcante.
O que me leva a escrever é no entanto uma notícia que "apanhei" entre resmungos e talheres a bater no prato. Como já disse, quase não se ouve a televisão, ainda assim consegui ouvir nitidamente, e porque as barbaridades conseguem fazer-se ouvir em qualquer lado, o adjunto do Sporting dizer que o Sporting tem TODAS AS CONDIÇÕES para vencer qualquer das competições em que está envolvido, bom...
E se esta notícia pode parecer motivo suficiente para muita conversa, também não é o que me faz escrever... Estava eu a olhar para as notícias de desporto quando mudaram o canal para a TVI onde passa um daqueles magníficos programas matinais, pior que um programa da TVI, só mesmo um programa da manhã da TVI. E eis que, mesmo sem ouvir me pus a divagar. É que em rodapé o título dizia, "João é considerado o 'terror' da escola"... E estava um senhor que presumi ser psicólogo pelo pouco que ouvi ele dizer, falando, imaginem o Toy de fato a dissertar sobre psicologia infantil e têem a imagem perfeita do que se passava! De seguida dão uma imagem do 'nosso' doce Joãozinho, e como me comovi com aquela imagem de Anjo Rufia! É que o pequeno e terno herói da história seria pelo que a minha imaginação produziu, um daqueles "bullies" que quase todos tivemos de enfrentar na infância, tirando aqueles de nós que o eram, e o rapazinho tinha aquela carinha de assassino de 10 anos mas com um ar tão angelical que me comoveu imediatamente. Provavelmente o 'psicólogo' estava a desculpar o comportamento do menino e a culpar a sociedade, essa desgraçada que destrói lares e lares sem dó nem piedade. Gostava de estar perto de uma das presumíveis vítimas do novo"sobrinho" de Portugal para observar a reacção a esta notícia ou reportagem ou o que raio aquilo era...

Sem comentários: