
Fala-se agora num balanço à primeira edição e a futuras alterações, para dar por exemplo, mais jogos às equipas da Liga Vitalis. Não sei ainda qual será o figurino da próxima, mas eu tenho uma sugestão, que daria mais jogos a todas as equipas, e na minha opinião seria mais interessante. A única crítica que tenho a fazer a esta edição foi o molde das meias, um grupo de 4, e os dois primeiros a disputar uma final. Já disputei torneios assim e não concordo, creio que a fase de grupos podia ser introduzida antes.
Assim é esta a minha sugestão, na primeira eliminatória, as 16 equipas da Liga Vitalis defrontavam-se a 2 mãos, as 8 que passavam à segunda defrontavam então as últimas 8, como de resto acontece agora, também a 2 mãos no novo formato. Repare-se que neste molde as equipas que menos jogos realizassem, ou seja as 8 eliminadas na primeira eliminatória já teriam feito 2 jogos e não apenas 1. Adiante, na segunda eliminatória qualificavam-se outras 8 a juntar às 8 da metade superior da tabela classificativa. Aqui era a principal alteração que eu introduzia, ao dividir as 16 equipas por 4 grupos, repare-se que os grupos apareciam antes na Taça. Como cabeça-de-série colocava o campeão da Liga do ano anterior, o vencedor da última edição da taça no caso de participar e depois possivelmente os segundos e terceiros classificados da época anterior. Depois, ou passavam 2 equipas de cada grupo para os quartos ou apenas o primeiro no caso de se disputar o grupo a 2 mãos. E o resto a eliminar até à final.
Outra situação que eu colocava era o acesso à Uefa através da Taça da Liga como acontece com a Taça de Portugal, assim para além de dar ainda mais motivação à vitória, retirava um lugar de acesso ao campeonato o que obrigava as equipas a cada vez lutarem mais por um lugar no topo, de resto a tendência para os próximos anos é de voltarmos a ter menos equipas na Europa o que significa que através da Liga sobraria apenas 1 lugar para a segunda competição europeia.
Seja como fôr, venha a próxima Taça da Liga, e que o Benfica possa ser o segundo a inscrever o nome na sua história!
Sem comentários:
Enviar um comentário