segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Cornwell, the saxon stories

Bernard Cornwell é há muito o meu escritor favorito, não conheço nenhum outro que relate da mesma forma as batalhas e a vida dos soldados em diferentes momentos da história e de diferentes povos.
Depois das Crónicas do Senhor da Guerra, uma brilhante trilogia sobre Artur, estou neste momento a ler The Saxon Stories, mais uma série de livros passados na zona de Inglaterra, estes durante o reinado de Alfredo. A parte mais interessante para mim prende-se com o facto de ser contada por um Saxão, vendo assim a versão dos Saxões ao contrário do que sucedia nas crónicas sobre Artur. Apesar de o momento na história ser outro estou a gostar muito desta nova perspectiva. Aqui, Bretões e Saxões lutam contra as invasões dos Dinamarqueses, os bárbaros Vikings que procuraram nesta época tomar de assalto uma terra que lhes dava melhores condições que as frias terras do norte.
Já publicados por cá estão O Último Reino, O Cavaleiro da Morte e Os Senhores do Norte, cheguei a pensar que fosse uma trilogia mas no site oficial do escritor está já anunciado o lançamento de Sword Song que continua a contar a história de Uthred, o saxão que narra estes livros. Estou a gostar mesmo muito!

Sem comentários: