sábado, 10 de novembro de 2007

Diário de Bordo IV the final act

Chegámos então ao último dia da nossa estadia em Paris, já estava vista uma boa parte da cidade, alguns dos principais pontos de destaque percorridos, e como levávamos uma criança grande no grupo, sim o Gonçalo a.k.a. A Garça, não podíamos pois deixar de ter visitado a Eurodisney, a versão Europeia do maravilhoso parque temático da Disney. Por sorte o parque disney aliava dois acontecimentos, os festejos do 15ºaniversário ao Halloween, espectacular o tratamento que foi dado ao parque por ocasião do Dia das Bruxas, várias dezenas de bonecos em tamanho real alusivos, e algumas estruturas enormes que presumivelmente estarão montadas apenas alguns dias. Ficou a dúvida no ar, se fizeram aquilo tudo pelo Halloween, o que farão no Natal, deve ser a loucura.
Loucura foi também a primeira montanha russa onde andámos, chegámos cedinho ao parque e as portas estavam ainda fechadas, mas já montes de pessoas se amontoavam nas entradas e assim que foi anunciada a abertura centenas de pessoas corriam para os divertimentos. Nós tivémos a (in)feliz ideia de começar pelo Space Mountain, a fila não era muito grande e a espera estava estimada em meia hora, arriscámos. Na minha inocência perguntei o que era, até que me disseram que era uma montanha russa, respondi que não gosto de montanhas russas mas era tarde de mais e isso não era argumento visto que dos 6, 4 partilhavam da minha ausência de gosto pelas montanhas, ainda apresentei como recurso final uma súbita dor de barriga mas quando dei por mim estávamos presos ao maquiavélico carrinho...
À distância e no conforto do meu sofá posso dizer que a experiência vale a pena, a definição que normalmente se usa para descrever estes momentos é de Adrenalina, e parece-me uma adequada definição, o Space Mountain é todo ele dentro de portas e em grande parte do tempo na escuridão total o que o torna assustador mas também espectacular, claro que no fim dávamos graças por o pequeno-almoço ter sido leve e procurámos uma diversão mais calminha...
Fomos então para um espectáculo mais ou menos virtual, numa sala de cinema distribuíram-nos óculos 3D e era relacionado com o filme Querida Encolhi os Miúdos, tá engraçado e os efeitos até estão giros, só não gostei do som que no original era francês e os auscultadores não abafavam o mesmo, ouvia-se um misto de francês e inglês...
Depois disso percorremos vários espaços, uns mais calmos que outros, mas o parque em si é muito giro e envolveu-me levando-me de volta a um mundo de fantasia e animação que me acompanhou enquanto cresci. Talvez a maior desilusão foi a quase ausência dos símbolos míticos da Disney, Mickey, Miney, Pateta, Donald, entre muitos outros quase não aparecem em lado nenhum, imaginava que muitos bonecos andassem pelas ruas mas não é nada assim, posso mesmo dizer que quase só os vi nas lojas de recordações à venda...
O que mais gostei foram mesmo os passeios subterrâneos, um muito bonito de vários bonecos que não sei identificar, entrávamos nuns carrinhos que passeavam e nas galerias estavam várias animações, é o mundo fantástico da Disney que fascina crianças e não só...
Porque não queríamos perder o hábito almoçámos numa pizzaria, e logo após o almoço a Garça insistiu que andássemos num dos ícones da Disney, as Chávenas! Eu não aconselho as chávenas para quem acabou de almoçar mas nós lá fomos e felizmente correu pelo melhor apesar dos gritos angustiantes das crianças que tentavam a todo o custo parar o rodar das chávenas, refiro-me naturalmente ao Cabra e ao Tiago!... O labirinto de Alice no País das Maravilhas foi outro dos pontos, destaco o passeio nos cenários fascinantes dos Piratas das Caraíbas, outro subterrâneo e provavelmente o mais espectacular de todos os que fizémos. Dos passeios o do Peter Pan ou da Branca de Neve são também bonitos mas não tanto.
Um simulador de uma navedo Star Wars era uma ideia que à partida seria excelente mas eu não gostei, a viagem deixou-me mal disposto, ao contrário das montanhas russas onde nem tinha tempo para ter medo, foi neste voo virtual que o estômago andou às voltas e saí de lá branco e a precisar de um Hamburguer Menu Indiano!
Nesta visita tive ainda duas grandes dores de barriga, ou seja a montanha russa do Indiana Jones e a das minas, mas estas não assustaram tanto como o Space Mountain e gostei um pouco mais... A casa assombrada e muitas outras paragens que me estou naturalmente a esquecer merecem a visita, de resto todo o ambiente é muito porreiro e estava como já disse enfeitado com os bonecos do Halloween por todo o lado. Este foi um dia muito bom e no geral e apesar de num plano antagónico aos restantes, aquele que mais apreciei.
Já noite um breve passeio na Disney Village onde está entre outros espaços o Planet Hollywood e como já se fazia tarde e o dia seguinte começaria bem cedo, regressámos ao Oops. Parámos à porta para experimentar um restaurante diferente, provavelmente a única Pizzaria que restava em Paris! O que veio depois foi triste, o WC do Hostel era arrojado e por isso respeito quem o desenhou, certamente quem um dia imaginou uma casa-de-banho onde a zona do chuveiro não tem nenhuma barreira no chão a separar do resto ou uma curiosa sanita bem alta e pouco ergonómica, não esperava ver a sua funcionalidade testada por um Bambi no duche, um Pir a barbear-se e uma Garça ergonomicamente adaptado, isto tudo ao mesmo tempo... Resultado, chuveiro, lavatório e sanitas entupidas, o cansaço era muito, rendemo-nos e deitámo-nos para às 4h da Matina acordar com o Tiago a chamar-nos C...õ.s!!!
Meia hora no frio de Paris a pé até ao Comboio rumo ao Charles de Gaulle e a viagem de regresso a casa, aquela que para mim é a melhor parte de qualquer viagem, ver de novo a minha terra, a minha cidade, a minha casa...

1 comentário:

a joaninha voa voa disse...

Paris é linda!!!
Disney é entrar num mundo da fantasia que não é só para crianças =)
vale mesmo a pena!
Gostei dos diários!
Bjinhos