domingo, 18 de junho de 2006

Estou satisfeito

Neste momento disputaram-se 26 dos 64 jogos que este Mundial vai ter. Tive oportunidade de ver 18, infelizmente amanhã já começo a trabalhar e não terei tanto tempo para ver os jogos.
Estou satisfeito por vários motivos, o primeiro é pela qualidade de muitas das equipas e do futebol que apresentam. Tenho visto golos bonitos, alguns resultados inesperados e bons jogos. Depois da primeira ronda que é marcada por muita ansiedade e muito medo de errar, as equipas começam a libertar-se e a proporcionar bons espectáculos.
Depois da primeira jornada fiquei impressionado com a República Checa e com a Espanha que aliaram boas exibições a resultados expressivos. Agora que já se jogaram alguns jogos da segunda ronda a República Checa foi superada e bem pelo Gana que após um jogo que na minha opinião perdeu injustamente com a Itália, bateu-se com muito mérito e marcou dois golos, quando podia ter marcado muitos mais. O volume ofensivo do Gana foi uma agradável surpresa apesar de muita ingenuidade na finalização.
Dos principais favoritos, os do costume entenda-se pelo número de títulos que já conquistaram tenho a dizer o seguinte, o Brasil venceu mas não me convenceu, no primeiro jogo é muito importante ganhar mesmo sem jogar bem e foi com um golo fantástico daquele que é provavelmente o mais pragmático dos jogadores brasileiros, Kaka, que a equipa fez o mais importante. A Alemanha já com dois jogos e duas vitórias continua a dar-me a sensação que frente a uma equipa mais forte não conseguirá vencer, não estou nada impressionado pelos anfitriões mas isto é futebol e a Alemanha pode sempre ir longe mesmo quando não se espera e 2002 foi um bom exemplo disso mesmo. A Itália venceu o primeiro jogo com aquele cinismo que enerva e que bem caracteriza a squadra mas o futebol Italiano é isto mesmo, não é bonito de ver mas é eficaz, o segundo jogo trouxe dificuldades acrescidas e o empate deixa a Itália na frente do grupo mas com o apuramento longe de estar garantido, cheira-me que a terceira jornada vai deixar mossa na equipa Italiana. Por fim a Argentina, depois de um primeiro jogo em que a infeliz Costa do Marfim poderia ter empatado, o segundo trouxe o que de melhor o futebol Argentino tem, um ataque espectacular com alguns dos melhores futebolistas do campeonato a brilharem e a darem espectáculo. O 6-0 deixa poucas dúvidas mas mesmo assim esta equipa não é na minha opinião um papão e a nossa selecção no caso de ter de defrontar a Argentina tem de ter respeito mas não precisa de ser submissa, pode bater-se de igual para igual.
Numa segunda linha, Portugal é na minha opinião um candidato muito forte a ir bem longe, creio que quando vierem os jogos com equipas mais fortes calaremos os críticos e apresentaremos um futebol bem melhor do que até aqui, em dois jogos vencemos, tivémos muitas oportunidades de golo mas ainda não atingimos o melhor que podemos fazer. Já a partir da próxima semana vamos começar a apresentar o futebol que nos caracteriza e que nos torna uma das melhores selecções Europeias. Eu não afastava já a República Checa das grandes decisões, o primeiro jogo foi muito bom e os Checos poderão voltar a brilhar e depois quem sabe? Inglaterra e Holanda estão bem mas não são os meus principais favoritos, creio que Inglaterra deverá ficar em primeiro do grupo e com a equipa que vier do grupo B não terá problemas em chegar aos quartos mas não me parece que vá mais longe, a Holanda está forte mas acho que ainda falta ali algo para poder discutir os primeiros lugares da competição. A Espanha é que jogou bem, marcou muitos golos e também pode ser um daqueles que correm fora do lote dos grandes favoritos mas poderá fazer um bom Mundial.
Mas, o que eu acho mesmo é que Portugal vai bem longe, pode ser que me engane mas tenho uma grande fé nesta equipa e acho que vamos pelo menos às meias. O futebol como tudo na vida é imprivisivel mas tou esperançado.
Força Potugal!

Sem comentários: