sexta-feira, 23 de junho de 2006

Oitavos

Com as 16 equipas apuradas já dá para fazer um balanço ao que esta competição foi até agora. Contínuo satisfeito com a qualidade dos jogos, na sua generalidade, com a preparação física que as selecções estão a demonstrar, com o facto de até ao momento não existirem que eu saiba graves casos de violência nos estádios e acima de tudo com a prestação de Portugal. Mais uma vez quero salientar o bom campeonato que no meu entender estamos a fazer, acho curiosa a campanha que certos e determinados meandros da nossa sociedade fazem para desvalorizar o que se tem feito, mas os números não enganam e em 18 edições de Mundiais é a segunda vez que passamos à segunda fase e na primeira tínhamos Eusébio... Dizem que os adversários têm sido fáceis desde o grupo de apuramento até à fase final, e nos outros anos não eram?... Bem, continuem a dizer o que bem vos apetece pois este é um país livre e só vos ouve quem quer e quanto mais longe formos menos pessoas vos vão passar cartão. Resta-vos um conforto, um dia Scolari vai partir para outra paragem de forma a continuar a sua brilhante carreira, vai fazer aquilo que vocês só podem sonhar e isso numa noite boa em que tenham bebido o vosso leitinho, e aí vocês podem continuar com os vossos espaços de propaganda política ou desportiva...
E, já que gastei mais tempo do que o que o tema anterior merece, passo ao que de futebol se trata. Olhando para os grupos e respectivas classificações, talvez a maior nota caiba à eliminação da República Checa, reconheço que falhei alguns prognósticos, nunca pensei que o Equador se qualificasse, acreditava que Angola seria a revelação Africana e esse papel coube ao Gana que me surpreendeu, e nesta fase pensei que a França ficaria pelos grupos e a equipa Gaulesa com um terceiro jogo bem melhor que os anteriores justificou a passagem.
Amanhã já temos dois jogos, Alemanha vs Suécia e Argentina vs México. É um pouco inútil afirmar que estarão em campo candidatos ao título pois estamos agora numa fase em que quase todos o podem ser, das 32 iniciais resta metade e em oito jogos apenas num não aparece um claro candidato ao título, o Suíça vs Ucrânia. Para o jogo da Alemanha teremos os anfitriões que para além da sua história têm a vantagem de jogar em casa o que é uma forte motivação, no entanto os Suecos são sempre um osso duro de roer e não ficarei minimamente surpreendido se a Suécia se apurar, a minha aposta vai para a equipa de Larsson. No outro jogo por muito que tente dar a volta à coisa não consigo imaginar o México a eliminar a Argentina, a única hipótese que concebo é os Argentinos ficarem tão embriagados com o seu ego que se esqueçam de jogar...
Depois vem o que nos interessa, depois de um Inglaterra vs Equador em que só consigo prever a vitória dos Britânicos entramos em campo naquele que para mim é o melhor desafio dos oito, é na minha opinião um jogo de tripla e apesar de ter uma confiança que não se esgota em Portugal estou certo dos muitos problemas que a Holanda nos vai apresentar.
Para o Itália vs Austrália não faço previsões pois o futebo italiano é tudo aquilo que me irrita no futebol mas o que é certo é que resulta há mais anos que os que eu tenho de vida. A Austrália joga bem à imagem do seu treinador mas não creio que consigam bater os matreiros italianos, em 2002 Hiddink conseguiu achar a chave do sucesso com a Coreia, veremos se aqui resulta. Suíça vs Ucrânia é um jogo em que pelo que vi nos grupos aposto nos Suíços jogam bem mas Schevchenko pode ser suficiente para contrariar as minhas palavras.
Por fim, no Brasil vs Gana, mesmo tendo em conta a fantástica prestação do Gana acho que o Brasil é mais do que favorito, no entanto para o confirmar em campo terá provavelmente de correr muito pois os ganeses lutam bastante e são fortíssimos a partir para o contra-ataque. Penso que o Brasil vencerá mas não imagino uma goleada fácil. O Espanha vs França será muito interessante, ver uma super motivada Espanha frente a uma fragilizada França deixa-me com a ideia que os Espanhóis vão passar e que nem o renascer de Henry neste Mundial será suficiente. Para mim vai ser um jogo de emoções repartidas, não gosto nem de uns nem dos outros...
Cá estarei para comentar mais um pouco deste Mundial e para reconhecer os erros nas previsões que irão certamente ocorrer.
Força Portugal

Sem comentários: