domingo, 15 de julho de 2007

Ensaiemos sobre a lucidez

Estou sentado a escrever enquanto vou passando os olhos pela televisão e às 19:20h a abstençao está prevista entre os 57% e os 62%, falo obviamente das eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.
.
Antes ainda viera-me à memória um livro de Saramago que começa precisamente em dia de eleições, Ensaio sobre a Lucidez. Cito aqui um pequeno excerto: "Os votos válidos não chegavam a vinte e cinco por cento, distribuídos pelo partido da direita, treze por centro, pelo partido do meio, nove por cento, e pelo partido da esquerda, dois e meio por cento. Pouquíssimos os votos nulos, pouquíssimas as abstenções. Todos os outros, mais de setenta por centro da totalidade, estavam em branco."
.
Este pequeno excerto é insuficiente para perceber este excelente livro de José Saramago, mas parece-me bom para deixar alguma luz sobre o que nos espera ao percorrer as páginas deste "ensaio". Este post não tem por objectivo fazer publicidade ao livro, mas sim chamar a atenção para os principais motivos para a elevada taxa de abstenção nesta e noutras eleições, e parece-me que a leitura desta obra é uma boa forma de olhar para o problema. Hoje é um bom dia para pensar.

1 comentário:

Ana Wyatt disse...

Hj no Brasil foi eleiçao para prefeito e vereador.
fiz exatamente alusao em frase como o titulo de seu post em minha camiseta
"ensaiemos sobre a lucidez, num dia d branco."
prazer, Carolina
( encontrei seu blog pelo google enquanto confirmava a gramatica de minha, nossa, frase)