sexta-feira, 13 de julho de 2007

Que coça me causa Couceiro!

Cá estou eu para tentar ser um "velho do restelo" uma vez mais, papel que tanto me desapraz, ou não... Lamento não ter a habilidade e a cultura necessárias para escrever neste espaço sobre assuntos bem mais sérios e pertinentes para a nossa sociedade, pelo menos com o engenho que Queiroz ou Ortigão nas suas "farpas", ainda assim, não quero perder a oportunidade de lançar algumas que me provocam alguma urticária...
.
Para não começar aqui a disparatar sem conhecimento de causa sobre o (ainda?) seleccionador dos Sub-21 de Portugal e pelos vistos também dos Sub-20 e sabe-se lá quantas selecções mais, empreendi uma compreensivelmente curta demanda para descobrir o currículo (daí a duração da demanda) do responsável. Não me parece que a sua ligação ao sindicato de jogadores desde 1985, que terminou em 1997 depois de 4 anos como presidente, bem como as passagens em cargos directivos pelo Sporting ou Alverca justifiquem a sua escolha, por isso passo a apresentar a sua experiência como treinador;
.
Na época de 2002/2003, um ano depois de ter concluído o curso de nível IV da Uefa, assumiu o comando do FC Alverca e conseguiu a subida ao principal escalão do futebol ao ficar no 2º lugar, na época seguinte, sob o seu comando a equipa desceu à Honra! Primeira descida Na época de 2004/2005 "pegou" no Vitória de Setúbal e após 19 jogos rumou ao FC Porto para o lugar de Fernandez, ficou no 2º lugar. À nona jornada da época de 2005/2006 rumou ao Restelo onde pegou num plantel construído para a Europa e acabou... na Segunda descida. Peço perdão, o Belenenses ficou na primeira Liga, mas só depois de decisões admnistrativas por isso creio que o excelso técnico não terá tido grande relevância nesta decisão...
.
Podia estar aqui muito mais tempo a falar sobre o seu currículo como técnico principal, ah, não não podia, foi isto... Depois desta épica demanda, comecei a tentar perceber qual o critério que levara a FPF a escolhê-lo, devo referir que a esta altura já tinha perguntado a praticamente todas as pessoas que conheço que gostam de futebol, e a muitas que nem acompanham, e ninguém me sabia esclarecer, mas eu e o meu feitio insaciável decidimos não desistir tão facilmente.
.
Não acredito que o peso que traz no nome (Peyroteo) de quem é sobrinho-neto tenha qualquer influência, e aqui estou a ser sincero, nada de sarcasmos! No portal da FPF pode ler-se algumas frases que cheiram a justificação, mas muito 'fraquinha'... Por exemplo, "José Couceiro assumiu o comando técnico da Selecção Nacional Sub-21 em Agosto de 2006 dirigindo a equipa na qualificação para o ‘play-off´ onde Portugal eliminou, de forma brilhante, a Rússia, garantindo assim um lugar na fase final do ‘EURO – HOLANDA 2007’." Pois, isto não justifica já que ele já estava ao comando nesta altura... Passemos a outra: "José Couceiro apresenta uma vasta experiência, fruto das várias funções ligadas ao Futebol que já assumiu." Eh lá, afinal o senhor até merece, que feitio o meu...
.
E cá fica a minha contribuição para tentar esclarecer aqueles que como eu estão a tentar compreender como este senhor foi parar ao lugar que ocupa, só para terminar os números mais importantes a meu ver do último mês de Couceiro, desde 10 de Junho de 2007 até dia 13 de Julho de 2007 "conseguiu" o feito de em 8 jogos vencer 2, empatar 1 e perder 5! No europeu de sub-21, o empate a zero com a Bélgica, a derrota 1-2 com a Holanda e a vitória 4-0 sobre Israel! No play-off de apuramento para os Olímpicos de 2008, derrota nas grandes penalidades com a Itália, e no mundial de sub-20, vitória 2-0 sobre a Nova Zelândia e três derrotas de seguida, 1-2 México, 1-2 Gambia e a finalizar 0-1 com o Chile nos oitavos, num jogo em que Portugal terminou com 1 remate à baliza e duas expulsões por comportamentos ridículos dos seus jogadores.
.
Não ilibo os jogadores destas prestações, mas não podia deixar de lançar as minhas "farpas" a alguém que na minha opinião nada justificou até hoje para estar onde está e mantém uma postura agressiva e altiva perante quem o questiona, hoje a ouvir as suas declarações ouvi o senhor dizer que a participação portuguesa foi a 3ª melhor de sempre, não cito pois não ouvi tudo e não sei se falou sobre o europeu sub-21 ou o mundial sub-20, estes números já lhe interessam...

Sem comentários: